Ele conversava com outra pessoa e a esposa descobriu
Pessoas casadas podem manter conversas às escondidas do cônjuge? Em um episódio recente do programa Escola do Amor Responde, um aluno contou que a esposa foi embora de casa porque pegou uma conversa dele com outra pessoa. Ele disse que a esposa não quer continuar o relacionamento e perguntou se deveria dar um tempo a ela ou não. Confira os conselhos dos professores Renato e Cristiane Cardoso.
ALUNO – Faz dois meses que minha esposa foi embora porque pegou uma conversa minha com outra pessoa. Ela recolheu tudo que era dela e foi embora. Tenho conversado com ela, mas ela joga tudo na minha cara e diz que não voltará. Sei que errei muito, mas ela também está agindo errado, embora não queira ver isso. São dois anos e oito meses de casamento. Por briguinhas bestas que tivemos, ela já dormiu fora de casa duas vezes, sem que eu soubesse onde ela estava. Em outras ocasiões, ela foi para a casa da mãe e me deixou só. Agora eu a chamo para conversar, mas ela não aceita. Tenho que dar um tempo para ela?
CRISTIANE – Parece que você, aluno, ainda não entendeu a urgência do problema aqui: você errou com sua esposa, pois a traiu. Você pode até falar que só estava conversando com outra mulher, mas isso não deixa de ser uma traição. As pessoas têm que entender isso. Imagine, por exemplo, se uma mulher é casada, fica falando com outro homem e tendo conversas inapropriadas com ele. O que é isso? Isso é traição. Você traiu sua esposa, então, pare de ficar olhando para as coisas que ela fez e olhe para si mesmo. Você está mal. Ao falar dessa forma e enumerar as falhas dela, é como se você tivesse razão para traí-la. Por isso é difícil que as pessoas confiem umas nas outras, pois aquela que errou fica apontando o erro da outra. É como se o erro dela lhe desse também o direito de errar.
RENATO – Atacar a outra pessoa para minimizar sua culpa é o problema mais clássico nos relacionamentos. É como se você estivesse compensando o seu erro apontando o erro da outra pessoa. Só que isso é ineficaz e ridículo. Isso é uma atitude de criança e de pessoa imatura. Você perguntou se deveria dar um tempo a ela, certo? Não, pois o tempo, sozinho, não resolve nada. O tempo só ajuda quando as providências necessárias e as ações para corrigir o problema já foram tomadas. Só então é necessário um tempo para que essas ações possam dar frutos. O primeiro passo que você deve dar é parar de apontar os erros dela. Ela pode ter os erros que for, mas o seu papel agora é olhar para os seus erros. Você já tomou vergonha na cara? Você já reconheceu que a traiu? Você já removeu esses contatos do seu telefone? Você já parou de ficar com conversinhas inapropriadas com outras mulheres? Se você tem vícios que o fazem ser um homem infiel, seja em mulher, seja em pornografia ou em rede social, e não consegue se livrar deles sozinho, busque ajuda. É aí que tem que estar o seu foco agora. Depois que você mudar, reconhecer seu erro e modificar suas atitudes, quem sabe sua esposa veja sua mudança e queira dar uma chance para o casamento de vocês. O primeiro passo, entretanto, é você olhar para si mesmo.