O propósito dos dons espirituais
Entenda a quem é confiado a responsabilidade de manifestar os dons do Senhor e o seu propósito nesta Terra
“A palavra convence, mas o exemplo arrasta”, isso é o que popularmente se afirma – e podemos concordar. Vamos refletir: quantos não são aqueles que dissertam frequentemente sobre o Senhor Jesus e, ainda assim, não colhem os resultados do seu empenho?
Mediante a isso, compreendemos o propósito do Altíssimo em tornar o ser humano à sua imagem e semelhança: para que, por meio de nosso exemplo de caráter, venhamos constatar a Sua Glória e Poder entre a humanidade, contribuindo para o Seu Plano de Salvação Eterna.
Deus quer se materializar em Seus filhos e, para isso, Ele nos dá O fruto do Seu Espírito (Gálatas 5.22-23), assim como os Seus dons (I Coríntios 12.4-11).
O que você precisa saber:
O fruto do Espírito nada mais é do que o DNA do Eterno Pai em nós, seres humanos. Com isso, aqueles que recebem o Seu selo, adquirem a imagem perdida no Éden e se tornam em uma nova criatura com Ele.
Já a respeito dos dons espirituais, que não são sinônimos de santidade, mas são atribuídos àqueles que concedem honra ao propósito do Senhor, o Espírito Santo, por intermédio do apóstolo Paulo, adverte: “[…] não quero, irmãos, que sejais ignorantes. […] Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (I Coríntios 12.1;7-11)
“Deus concede habilidades naturais ao ser humano, mas, quando ele nasce do Senhor, isto é, quando ele é regenerado, recebe dons espirituais. Isso não significa dizer que, por causa desses dons, a pessoa deve ser exaltada sobre as demais ou tratada com mais dignidade que os outros. Pelo contrário, cada dom do Espírito Santo tem um único fim: atribuir glória ao Altíssimo”, esclareceu o Bispo Edir Macedo em suas anotações de fé disponíveis na Bíblia Fiel Comentada.
Ainda, o Bispo destaca a responsabilidade confiada àqueles que recebem o privilégio de serem feitos instrumentos do Altíssimo nesta Terra: “quanto mais alguém recebe de Deus, mais deve servir ao seu próximo”.
Assista à meditação sobre o assunto:
Ver essa foto no Instagram
Invista na fé inteligente:
Acompanhe, diariamente, a Meditação Matinal com o Bispo Edir Macedo, no Instagram ou pelo seu canal oficial no YouTube.