Mulher leva idoso a banco e tenta empréstimo: só que ele já estava morto…
Diante deste pavoroso caso, que chocou o país, as pessoas se perguntam, incrédulas: o que faz alguém agir com tamanha frieza?
Uma mulher identificada como Érika de Souza Vieira Nunes levou o corpo do idoso Paulo Roberto Braga, de 68 anos, que seria tio dela, a uma agência bancária de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, para tentar fazer empréstimo de R$ 17 mil em nome dele. No entanto, o senhor já estava morto há algumas horas.
O assunto foi tema de vários noticiários durante toda essa quarta-feira (17), e chocou o país por tamanha frieza dessa senhora.
Entenda o caso:
- O caso ocorreu nesta terça-feira (16), e a mulher foi presa em flagrante por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio a cadáver. Detida, ela aguarda audiência de custódia.
- A tentativa de saque na agência bancária foi registrada em vídeo por uma funcionária. Nas imagens, o idoso está pálido e sem qualquer reação ou reflexo, sentado em uma cadeira de rodas, enquanto Érika pede repetidas vezes que ele assine o empréstimo de R$ 17 mil.
- A mulher, que informou à polícia ser cuidadora e sobrinha dele, chega a dizer que ele “era assim mesmo”. Os funcionários do banco percebem que o idoso não reage e decidem chamar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
- Ao chegar, o médico constatou que o corpo apresentava sinais de que a morte já havia ocorrido há algumas horas. Diante disso, a Polícia Militar foi chamada e Érika foi encaminhada para a 34ª DP (Bangu), onde o caso está sendo investigado.
- O corpo do idoso será examinado no Instituto Médico Legal (IML), a fim de apurar as circunstâncias da morte.
“O amor se esfriará”:
Diante deste pavoroso caso, que chocou o país, as pessoas se perguntam, incrédulas: o que faz alguém agir com tamanha frieza? Porém, o Senhor Jesus já havia alertado, como mostra a Bíblia, que no fim dos tempos a iniquidade iria aumentar e o amor de muitos se esfriaria (Mateus 24.12).
“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.”
Ironicamente, mesmo vivenciando um desenvolvimento tecnológico e um acesso à informação jamais visto na história, a sociedade atual regrediu em termos de amor pelo próximo e de valores morais. E muito desse comportamento acontece por causa do egocentrismo e da incapacidade de empatia.
Porém, se observarmos o que Deus ensina para a humanidade, vemos que os valores são contrários ao egocentrismo e à falta de empatia: ame ao Senhor e ame ao próximo também.
É por esse motivo que o Senhor Jesus disse que o amor de muitos se esfriaria, pois, quanto mais distante a humanidade está dos valores de Deus, mais ela se aproxima dos valores do mal.
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus…” 2 Timóteo 3.1-4
Acredita-se que a tendência é ver a sociedade, de forma geral, naufragar na frieza e incredulidade, e a única forma de vencer neste mundo é ter um encontro verdadeiro com Deus e seguir os passos do Senhor Jesus, que, mesmo diante da morte e do sofrimento, não duvidou nem desistiu do maior objetivo: a Salvação.
Se você conhece alguém que está sofrendo e procura por ajuda, fale do amor de Jesus para essa pessoa. Indique também o endereço de uma Universal mais próxima. Veja o endereço aqui.