Você tem tirado tempo para o “seu amor”?

A oitava edição da Caminhada do Amor ocorreu no Brasil e em mais de 85 países e destacou a importância da boa comunicação entre o casal

Imagem de capa - Você tem tirado tempo para  o “seu amor”?

A frase “Quem ama tira tempo para o amor” foi o mote da oitava edição da Caminhada do Amor, que ocorreu em 20 de abril. O evento aconteceu em todas as capitais brasileiras e em mais de 85 países e teve a participação de cerca de 245 mil casados e solteiros. O objetivo era que os participantes dedicassem um tempo para cuidar de sua relação, o que é fundamental para que ela seja bem-sucedida.

Segundo um estudo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2022, os divórcios em uniões com menos de dez anos têm aumentado drasticamente: em 2010, a média era de 37,4%; mas, em 2022, atingiu 47,7%, ou seja, quase metade dos casais que se casaram desde 2012 já se divorciaram.

É para evitar tantas separações que a Caminhada do Amor acontece há 11 anos. Ela surgiu por iniciativa dos escritores Renato e Cristiane Cardoso que, ao observarem a necessidade de um diálogo saudável entre os casais, criaram o evento e o programa The Love School – Escola do Amor, exibido na Record.

Tempo do Amor
Renato e Cristiane conduziram o evento no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, que recebeu mais de 12 mil pessoas. Além da conversa com os escritores, o público pôde acompanhar a apresentação da Banda Universos, concorrer a sorteios, ouvir relatos de participantes de outras edições e um pedido de casamento no palco, além de assistir à gravação de um episódio especial do The Love School –- Escola do Amor. Também foi realizada A Hora dos Solteiros, para que pessoas pudessem se conhecer, e uma entrevista repleta de spoilers sobre a série Reis com a autora Cristiane Cardoso e as atrizes Ingrid Conte (Naamá) e Priscila Ubba (Nebset).

O diálogo saudável
Antes que os casais aproveitassem a área do parque para conversar, Renato e Cristiane Cardoso fizeram uma breve palestra de como tirar bons resultados do evento e do quão significativo era aquele momento para a saúde do casamento e para a felicidade dos cônjuges. “O principal hoje é você e seu parceiro, pois, muitas vezes, vocês dão atenção a tudo e a todos, menos ao cônjuge. No entanto, para que vocês mantenham seu casamento e sua cumplicidade, precisam conhecer, entender e amar quem está com você dentro de casa”, disse Cristiane.

“O diálogo tem que ser funcional e não superficial. Então, para que vocês andem juntos até o fim, tem que existir um acordo e, para isso, é necessário saber o que cada um sente, pensa, o que quer e o que o desagrada. Procurem despir a alma e o coração para que tenham uma intimidade verdadeira”, orientou Renato.

Cristiane salientou ainda que a Caminhada do Amor proporciona um momento de total atenção ao cônjuge para que possa ser estabelecida uma conexão mental e emocional, cada um consiga expor suas necessidades e pensamentos e receber a devida atenção.

“Quando concluírem a conversa, observem os pontos em que concordam e coloquem metas que perseguirão a partir daí para que os resultados e as mudanças se concretizem”, concluiu Renato.

Os frutos de  uma boa conversa
O corretor de seguros Rogério de Oliveira, de 44 anos, e a gerente financeiro Aline Serra Oliveira, de 40 anos, (foto ao lado) já participaram de quatro edições da Caminhada do Amor. Eles afirmam que todas elas foram momentos em que aprenderam e melhoraram o relacionamento. “Aprendemos ao longo dos anos que o casamento não é estático, que ele se transforma e passa por mudanças, e, por isso, é necessário cuidarmos, aprendermos e melhorarmos a cada dia como pessoa e, consequentemente, como casal. Se o casamento não melhora, ele tende a piorar com o passar do tempo”, disse Aline.

Rogério confirma que, em todas as Caminhadas, eles alinham o que precisam melhorar. Ele citou um exemplo: “em uma das Caminhadas, havia menção à saúde e, como éramos recém-casados, nós não cuidávamos dessa parte. Desde então, alinhamos que seríamos disciplinados na alimentação e na prática de atividade física e confirmamos uma grande melhora na nossa saúde”.

Conhecer: segredo para um início melhor

Os noivos Emanoel Albuquerque e Beatriz de Souza (foto à direita) também marcaram presença no Parque Villa-Lobos para a segunda Caminhada da qual participam juntos. “Aprendemos desde o início do relacionamento a reservar sempre um tempo para nós. E, por meio da palestra de hoje, aprendemos como seguir em nosso relacionamento conservando sempre os bons costumes e sobre o amor inteligente”, conta Emanoel.

Para Beatriz, as Caminhadas foram essenciais, pois foi nelas que identificou que realmente estava certa em escolher Emanoel como parceiro para a sua vida: “por meio das perguntas em relação à espiritualidade e ao relacionamento familiar e profissional, principalmente, tomamos a decisão de nos casarmos e hoje estamos noivos”.

*Colaborou: Unicom

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Fotos: Demetrio Koch e Cedidas