Iniciativa leva afeto e cuidado a idosos em casas de repouso
Evento “Calebe Intercessor” acontecerá no Brasil e em mais 63 países
Neste domingo, dia 28, o programa social Calebe Universal realizará o “Calebe Intercessor” — um evento voltado para ajudar a população idosa que vive em 1,9 mil casas de repouso no Brasil. Com o apoio de 8,5 mil voluntários, a iniciativa pretende beneficiar cerca de 24,2 mil pessoas por meio de doações e atividades, e, também, proporcionar muito afeto e carinho à terceira idade.
A ação acontecerá nos 26 estados e no Distrito Federal, além de 63 países ao redor do mundo. Em todas as localidades, os envolvidos se empenharão em atender às necessidades dos cidadãos idosos, oferecendo suporte físico e emocional.
Mediante a necessidade de cada casa de repouso, o programa social doará itens como alimentos não perecíveis e kits de higiene pessoal. Ainda, voluntários promoverão dinâmicas e momentos de lazer, e oferecerão uma boa conversa e companhia à terceira idade.
Para o responsável pelo Calebe Universal, Valter Pereira, o evento é muito especial, pois se dedica a “levar o amor, o cuidado e a atenção a essas pessoas”. Além de tudo, serve de apoio aos que se sentem solitários e que, geralmente, estão precisando apenas de “uma palavra ou demonstração de afeto”.
Solidão na terceira idade
De acordo com um estudo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP/Fiocruz — que buscou investigar a prevalência da solidão entre cidadãos com mais de 50 anos —, 16,8% dos idosos brasileiros dizem se sentir sós o tempo todo; e 31,7%, às vezes.
Se essa já é uma dura realidade para a terceira idade que convive com os familiares, a situação tende a se agravar no caso daqueles que se consideram abandonados pela família em instituições.
“Um relato que me marcou foi o de uma senhora, lúcida e ativa, mas que, por conta de uma queda, não podia se locomover sozinha e necessitava de ajuda. Mesmo tendo duas filhas, foi abandonada na casa de repouso, pois alegavam não ter disponibilidade para cuidar dela. Essa idosa guardava muita mágoa, porque as criou com dificuldade e agora, quando mais precisava, foi deixada só”, relatou a voluntária e técnica de enfermagem, Rosangela Sousa, de 61 anos.
“Grande parte deles se sentem deixados pela família, e quando chegamos, ficam felizes com a nossa presença, pois sabem que terão alguém com quem conversar e desabafar”, finaliza.
Tendo em vista o estado emocional dos idosos, muitas vezes fragilizado, o papel que o Calebe Intercessor e seus voluntários desempenham em iniciativas como essas, de acolher e amparar emocionalmente, se torna fundamental.
O Calebe Universal — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — atua em 101 países com diversas ações, que somente no ano de 2023, conseguiram beneficiar 2,1 milhões de pessoas em todo mundo.