FTU realiza palestra “Stop Bullying” para alunos de escola militar no Mato Grosso

Na oportunidade, os voluntários abordaram os cinco pilares para uma boa convivência. Saiba como foi

Imagem de capa - FTU realiza palestra “Stop Bullying” para alunos de escola militar no Mato Grosso

Bullying é uma palavra de origem inglesa que indica atos de agressão, física ou psicológica, e intimidação repetitivos contra alguém. Sabendo dessa prática tão preocupante e presente na vida de muitos jovens, há poucos dias, o programa social Força Teen Universal (FTU) realizou a palestra “Stop Bullying” para os alunos da Escola Militar Tiradentes, localizada em Primavera do Leste, no Mato Grosso.

Por que isso foi importante:

Durante a iniciativa, os voluntários do FTU presentes abordaram com os alunos sobre saúde emocional e, sobretudo, explicaram a todos sobre os cinco pilares da boa convivência.

Sobre o evento:
  • O pedido para a realização da palestra surgiu a convite da própria escola, que entrou em contato com o grupo FTU;
  • 7 voluntários do FTU Mato Grosso estiveram presentes no dia;
  • O momento foi muito importante tendo em vista que existem muitos alunos depressivos por causa dos efeitos do bullying e conflitos familiares;
  • Mais de 1,2 mil alunos foram alcançados com a ação;
  • Durante o momento, foi explicado amplamente a eles sobre a importância dos cinco pilares da boa convivência: respeito, amizade, humildade, companheirismo e força;
  • Ainda na oportunidade, foram entregues a todos cartas com dezenas de mensagens positivas. Entre elas, sobre cada um reconhecer o seu próprio valor; como cada um é importante para o FTU; sobre não buscar ser melhor que os outras, mas, sim, melhor pela pessoa mesmo, entre outras.
O que disse o responsável pelo grupo no País:
  • “O trabalho nas escolas se faz fundamental em um tempo de intolerância, onde os jovens já chegam na escola cheios de marcas e feridas emocionais. Os adolescentes já levam dentro de si desprezo, a rejeição”, ressaltou o Pastor Walber Barboza, responsável pelo trabalho evangelístico do FTU em todo o País.
  • “Muitas vezes, o que se vê quando se fala de bullying é apenas a pessoa que sofreu, mas o que ninguém avalia é porque há tanta violência e desprezo dentro dos jovens da atualidade. Então, é importantíssimo o trabalho de conscientização com os adolescentes, bem como com as famílias, trazendo a boa relação entre pais e filhos, trazendo a estrutura para esse adolescente”, finalizou ele.
Depoimento do responsável pelo grupo no Mato Grosso:
  • “Pude ver nos olhos deles acender a esperança de pode superar todos os conflitos internos e uma surpresa de que é possível, sim, combater os efeitos do bullying em suas vidas. No atendimento prestado, orientamos como seria possível preencher o vazio interior. Foi gratificante”, disse o Pastor Almir Guerreiro, responsável pelo trabalho evangelístico do Força Teen Universal (FTU) no Mato Grosso.
Quem esteve presente:
  • “12 horas de plantão no hospital e mais três horas de viagem até a cidade de Primavera do Leste não foram suficientes para nos desmotivar a participar e dedicar um dia inteiro em prol da saúde emocional dos adolescentes da Escola Militar”, disse o voluntário Vinicius Roberto de Oliveira.
  • “A cada palestra e, principalmente, a cada desabafo que é compartilhado no cantinho do desabafo, nos mostra o quanto todo esforço valeu a pena. Depois de um atendimento, receber um sorriso é gratificante”, concluiu.
Anote:

Para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

Você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo FTU de Mato Grosso