Somatização: a condição psíquica que se expressa por meio de sintomas físicos
A desordem física no corpo, geralmente, surge a partir de um trauma, luto ou estresse; saiba mais
A somatização é a condição psicossomática que se expressa por meio de sintomas físicos originados ou agravados por emoções. Mal-estar, irritabilidade, gastrite, dores pelo corpo, dormência, insônia e, até mesmo, paralisação de membros, taquicardias e distúrbios na fala são provocados pelo transtorno.
A desordem física no corpo, geralmente, surge a partir de um trauma, luto ou estresse. Desta forma, as dores motivadas por ela são indetectáveis por exames e dificilmente a sua causa diagnosticada.
Por que acontece?
O processo de somatização motiva um mecanismo de “luta ou fuga”, uma resposta do organismo em situações de perigo derivadas de preocupações recorrentes.
Pesquisas revelam que o sistema nervoso, quando se depara em um quadro de estresse contínuo, por meio de ondas de adrenalina e cortisol, produz uma série de efeitos sistêmicos que se manifestam no corpo humano.
Como diagnosticar e tratar o transtorno:
O diagnóstico de somatização é obtido por meio um histórico clínico realizado por um conjunto de especialistas, como médicos, psicólogos e psiquiatras, que irão direcionar o paciente a desenvolver atividades multidisciplinares, como terapias e exercícios, para lidar com as emoções negativas que resultam em doenças no corpo físico.
Além da ciência:
Se você tem sofrido com dores ou doenças não diagnosticadas pela medicina, já passou por tratamentos e, mesmo assim, não obteve resultado, procure por a avaliação de um especialista. Se reconhecido a somatização motivada pela desordem de sua saúde mental e emocional, saiba que é possível não apenas amenizar os seus efeitos, mas eliminá-los e alcançar uma saúde interior plena e definitiva.
Saiba como, conheça de perto o trabalho realizado pelo Depressão Tem Cura (DTC),projeto dedicado ao suporte emocional e espiritual de pessoas que sofrem com depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. O programa oferece atendimentos presenciais (confira aqui o endereço mais próximo de você) ou por meio do WhatsApp: (11) 3573-3662.
Conheça a história de quem foi ajudado pelo projeto:
A bióloga Daniele Bretanha sofria com diferentes tipos de distúrbios mentais e emocionais, e a soma de seus problemas a levou ao desenvolvimento de outras doenças que a medicina não se via capaz de diagnosticar. Após inúmeras tentativas frustradas de encontrar a cura, Daniele conheceu o trabalho do Depressão Tem Cura e, pela fé, encontrou a paz em seu interior e a solução para a sua vida em todos os sentidos.
Assista ao depoimento abaixo e veja a sua mudança de perto: