“Estou desconfiada de que ele está me traindo”
O comportamento frio do marido é sinal de traição? Durante o programa Escola do Amor Responde, a aluna Cláudia contou que, há cerca de um ano, começou a perceber um distanciamento da parte do marido. Ela disse que ele não larga o celular e os dois mal conversam. Por causa disso, ela desconfia que está sendo traída. Veja os conselhos que os professores Renato e Cristiane Cardoso deram a ela.
CLÁUDIA: Moro em Belo Horizonte e sou casada há quase sete anos. De um ano para cá, tenho achado meu marido muito frio, ele passa muito tempo no WhatsApp e no celular. Estou desconfiada que ele está me traindo e parece que ele não se importa mais com o nosso relacionamento. Eu não sei mais o que fazer. Acho que ele está com outra pessoa e, por isso, não me procura mais. Não sei se devo continuar lutando por esse relacionamento.
RENATO: Em primeiro lugar, nós não sabemos se o seu marido a está traindo. Você está desconfiada, mas, se ele não estiver fazendo isso, saiba que você está estressando a relação com algo que não existe. Quando uma pessoa trai, ela tropeça nos próprios erros. Em segundo lugar, a situação do seu casamento está fria e seu marido não a procura. Sua desconfiança provavelmente está relacionada ao fato de que ele fica no celular o tempo todo e talvez não a deixe ter acesso ao aparelho. Assim, você o acusa, faz cobranças, fica chata e, por isso, ele quer falar cada vez menos com você, pois toda conversa com você é uma briga. Para evitar isso, ele se enfia ainda mais no celular e isso a irrita mais e faz você tentar provocar uma reação dele. Como consequência, a situação do casal só vai piorando. Você precisa parar de alimentar esse círculo vicioso.
CRISTIANE: Às vezes, as pessoas pensam que lutar pelo relacionamento significa reclamar e não fazer nada além do que sempre fez pelo marido ou pela esposa. Se você está em um casamento frio, não adianta, por exemplo, passar horas no celular só porque ele também faz isso ou deixar de falar com ele porque ele não conversa com você. É claro que a situação entre vocês vai ficar pior. As pessoas usam várias táticas erradas para resolver a situação. Lutar pelo casamento não é brigar nem ficar de mal, nem ser fria, nem fingir que não vê o outro. Lutar é o que se faz na Terapia do Amor. As pessoas que participam da Terapia do Amor entendem que erraram e que precisam aprender para parar de errar e de repetir o círculo vicioso.
RENATO: Cláudia, para deixar de alimentar o círculo vicioso, você precisa parar de acusar seu marido de traição sem ter provas. Sua primeira atitude é não ficar mais cobrando atenção do seu esposo, pois atenção não se cobra, se ganha. Você precisa chamar atenção por meio de suas atitudes. Se você ficar falando o tempo inteiro que quer mais atenção, seu marido não terá vontade de fazer o que você está pedindo. A Cristiane costumava falar para mim “você não fala que me ama”. A cara que eu fazia nessas situações dizia tudo. De que modo eu iria dizer para ela “sim, eu te amo”? Eu estava errado também, pois não expressava o meu amor por ela naquela época, mas o fato dela me cobrar não ajudava a resolver a questão. Por isso, eu destaco que amor não se cobra, atenção não se cobra, se ganha. É como a flor que está no jardim: ela exala o seu perfume e a abelha sente o cheiro de longe e se dirige à flor. A flor não sai do lugar. As abelhas procuram as flores porque as flores têm o que as abelhas querem. Fazendo uma analogia com o seu caso, você tem que ter o que o seu marido quer. O que ele quer? Ele certamente quer uma mulher agradável e não uma chata. Ele quer uma mulher que goste de si mesma. Você precisa investir em você e se valorizar. Não adianta ficar disputando atenção com o celular. Agora, se você descobrir que ele a está traindo, você vai ter de tomar outras atitudes, como confrontar a traição. Mas, por enquanto, você tem que se tornar uma mulher atraente e sua presença precisa ser agradável para ele. No início, você vai fazer tudo direitinho e ele não vai prestar atenção porque vai pensar que você está tendo um dia bom. Talvez ele pense que você só está mudando de tática e vai querer ver até quando isso vai durar. Por isso, você tem que perseverar e não fazer isso apenas por ele, mas porque é o certo. Dessa forma, quem vai estar errado nessa situação é ele. O holofote vai estar sobre ele e não sobre você.
CRISTIANE: Você vai fazer o que ele não espera que você faça. Comece a praticar exercício físico, prepare um jantar com o que ele gosta e cuide de si mesma. Isso vai chamar a atenção dele e mostrar que você não está mais deprimida, desesperada, nervosa, frustrada, chata e desagradável. Ao surpreender a outra pessoa, ela se desarma.