Roboão: o herdeiro de um reino corrompido
Por falta de sabedoria, o filho de Salomão não consegue manter o povo unido e colhe os danos gerados pela adoração a vários deuses
Depois de trazer profundas reflexões sobre personagens bíblicos como Samuel, Saul, Davi e Salomão, a série Reis avança rumo a uma nova fase. A 11ª temporada da trama, intitulada A Divisão, contará a história do povo de Israel sob a liderança de Roboão (Henrique Camargo, à esq./Heitor Martinez), filho de Naamá (Ingrid Conte) e Salomão (Guilherme Dellorto). Depois da morte de seu pai, ele assume o trono e o grande desafio de lidar com as consequências das escolhas feitas no reinado anterior.
“Com as esposas de Salomão, Judá se encheu de cultos aos deuses das outras nações, inclusive alguns que perverteram o povo moralmente. É nesse contexto infeliz que Roboão vai tentar reinar e dar continuidade à descendência de Davi no trono de Judá”, contou a autora da série, Cristiane Cardoso. “Roboão é o herdeiro que ficou com a conta dos erros do pai, é o rei que vai passar pelo sofrimento de ver o seu reino ser dividido e dado a outro, além de sofrer a rejeição do próprio povo”, complementou.
Essa relação conflituosa de Roboão com o povo de Israel começa logo após a morte de Salomão. Como mostrado nas temporadas anteriores, além de sábio, Salomão foi muito rico e essas riquezas vieram do trabalho da própria população. Israel estava rico, mas o povo queria ter os mesmos benefícios de Jerusalém. Nesse contexto, a Palavra de Deus aponta o pedido do povo a Roboão: “teu pai fez duro o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos” (2 Crônicas 10-4).
Essa foi a grande oportunidade de Roboão fazer a diferença. Ele chegou a pedir o conselho dos anciãos, que recomendaram que ele fosse benigno com o povo. Mas, como rei, Roboão preferiu seguir o conselho dos “jovens que haviam crescido com ele”, que o orientaram a ser ainda mais rígido do que Salomão para impor respeito, decisão que custou a ele boa parte do reino. É interessante notar que a inclinação para o poder o fez perder aquilo que já tinha conquistado como herdeiro.
A importância de vigiar
Fazendo uma análise das características dos reis anteriores, Davi costuma ser lembrado por sua coragem, enquanto Salomão, por sua sabedoria. No caso de Roboão, seu coração endurecido em relação a Deus custará muito a ele. “Eu diria que a característica marcante do filho de Salomão será sua omissão quanto às práticas erradas que tiveram início no reinado de seu pai, que, com o apoio de uma de suas esposas, vai corromper Judá de tal forma que nem uma invasão egípcia será capaz de corrigir”, esclareceu Cristiane.
E, por falar em esposas, Roboão seguirá os mesmos passos do pai e se casará com diversas mulheres. Dentre todas elas, ele demonstra clara preferência por Maaca (Juliana Xavier/ Juliana Knust), filha de Absalão. “Sua esposa preferida era extremamente idólatra e inclusive levanta um ídolo de Aserá horroroso em Jerusalém. Uma das principais práticas dos adoradores desta deusa é a prostituição”, contou Cristiane.
Envolvido nesse relacionamento amoroso marcado pela idolatria, o rei se afastará cada vez mais de Deus. “A influência de Maaca na vida de Roboão foi tão grande que a Bíblia diz que ele fez mal aos olhos do Senhor e não andou nos caminhos de Davi, mesmo tendo passado por pelo menos dois grandes livramentos que Deus lhe deu”, destacou a autora. Essa preferência por Maaca deve ser o combustível para uma série de conflitos com as outras mulheres e com seus filhos.
Apesar de ter recebido ensinamentos sobre Deus ao longo da vida e de ter visto as consequências dos erros cometidos por quem se afastou do Criador, Roboão tentará guiar o reino de seu jeito e o resultado será o surgimento de mais problemas. “Será possível ver, na prática, que, mesmo depois de ter uma experiência com Deus, aprendido com os erros dos outros e ter a intenção de fazer diferente, se a pessoa não vigiar, especialmente na vida amorosa, ela pode se esquecer de tudo que já viveu e se afastar de Deus”, disse Cristiane.
Fique ligado
Além da trajetória de Roboão, a nova etapa da série Reis trará outras histórias repletas de lições válidas para os dias de hoje, como a do profeta velho e a do culto de Aserá, que, apesar de antigo, é praticado por muitos hoje.
Ficou curioso? Então prepare-se para as novidades, pois a estreia da 11ª temporada de Reis acontecerá na tela da Record em 21 de maio. E os assinantes do Univer Vídeo já têm acesso ao conteúdo desde o dia 17 deste mês. Os episódios também ficarão disponíveis na plataforma para serem vistos a qualquer momento. Para isso, baixe o aplicativo ou acesse univervideo.com.