A história de Maaca
Maaca é citada na Bíblia por ser filha de Absalão, esposa favorita de Roboão e a rainha mãe que o rei Asa remove do trono por ter levantado um ídolo horrível, a aserá, em Jerusalém.
Então quem foi essa mulher tão poderosa em sua época?
Como orfã de pai, ela cresceu na desvantagem, o que para alguns é sinônimo de superação, mas para ela foi de vitimização. Ela se apegou a deusa aserá, que era considerada como a deusa da fertilidade e sensualidade, que foi o que ela usou para seduzir o primo, que era mais novo que ela e já casado com Maalate.
Ela tipifica muitos que, por se considerarem inferiores aos outros, acham que precisam manipular e sabotar até mesmo os princípios e valores para conquistarem mais na vida.
Na série, quando o seu primogênito, Abias, nasce doente, ela volta a se sentir inferior às demais esposas de Roboão, e por isso, chora… e em sua amargura, tem a comiseração de quem tanto queria a atenção: Roboão.
E é assim que se inicia um ciclo perigoso, que muitos estão e nem sabem: quando ganham atenção que tanto querem pela dor e o desabafo.
Maalate percebe de longe mas não usa de sabedoria para lidar com a rival. Em vez disso, usa do deboche e da panelinha, o que acaba afastando o rei de si, dando a Maaca ainda mais poder na corte.
E nesse jogo de quem ganha mais, Judá se dividirá ainda mais.