Dia Mundial do Doador de Sangue

A data, celebrada em 14 de junho, surgiu em 2014 a partir da iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Imagem de capa - Dia Mundial do Doador de Sangue

Anualmente, no dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data comemorativa surgiu em 2014 a partir da iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em prestar reconhecimento às doações altruístas de voluntários.

Com ações que se estendem por meio da campanha Junho Vermelho, hemocentros do mundo todo recebem abastecimento, e o principal: vidas são salvas!

No Brasil:

Em nível nacional, cerca de 1,4% dos brasileiros doam sangue – o equivalente a 14 pessoas a cada mil habitantes. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o número também representa um total de 3.159.774 de doações de sangue por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2022, foram registradas mais de 734 mil doações de sangue somente em São Paulo.

O volume de doações feitas classifica o Brasil dentro das recomendações da OMS, que determina que 1% a 3% da população do país deve ser doadora. Ainda assim, é importante que as doações aconteçam regularmente.

Quer ser um(a) doador(a)? Saiba o que é preciso:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • ter entre 16 (com autorização do responsável) e 69 anos de idade;
  • pesar, no mínimo, 50kg;
  • apresentar identificação oficial com foto (carteira nacional de identidade, habilitação, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista, carteira profissional, registro nacional de estrangeiro ou documentos digitais com foto).

Clique aqui e veja mais informações.

A Universal em prol da vida:

Durante todo o ano, a Universal, por meio do  Grupo da Saúde Universal (GSU), mobiliza ações em prol da doação voluntária de sangue. No mês de junho, tal empenho é dobrado e você pode se juntar à causa.

Para mais informações sobre onde e como participar dos movimentos pelo abastecimento de hemocentros, vá até uma Universal mais próxima e fale com um responsável. Clique aqui e confira os endereços.

Acompanhe, também, as ações do Grupo da Saúde Universal por meio das redes sociais oficiais (Instagram ou Facebook).

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock