Unisocial EVG doa mais de 2 toneladas de alimentos
Mais de 500 famílias atingidas por inundações foram beneficiadas
As cidades uruguaias de Paysandú, Treinta y Tres e Río Branco sofrem desde o fim de abril com fortes chuvas e enchentes. Segundo o Sistema Nacional de Emergência do Uruguai (Sinae), no fim de maio, já havia ao menos 2.861 pessoas desalojadas em todo o país.
Outra consequência foi a destruição de plantações e o prejuízo às safras: as autoridades locais declararam estado de emergência agrícola, o que deve ter efeito nos preços dos alimentos e atingir, especialmente, a população mais carente.
Para auxiliar os uruguaios a enfrentarem essa tragédia, o programa Unisocial EVG, mantido pela Universal, realizou uma ação social no último domingo de maio. As três cidades favorecidas – Paysandú, Treinta y Tres e Río Branco – receberam um total de 2,6 toneladas de alimentos não perecíveis, 2,1 mil litros de água, 5.647 peças de roupa, 90 casacos, 220 calçados e 20 cobertores. Mais de 500 famílias foram beneficiadas. Tudo isso foi possível graças à participação de 70 voluntários do programa social.
O caminhoneiro Federico Yorca, de 31 anos, foi um dos voluntários. Ele compartilhou sua experiência: “foi muito gratificante saber que essas pessoas, inclusive aqueles que perderam tudo, terão pelo menos comida e roupas para vestir”.
O responsável pela iniciativa, Sergio Vasconcellos, reforça que, além da entrega de mantimentos, os eventos também ofereceram um lanche para as famílias, além de suporte emocional.
Ele fala da situação difícil pela qual passam os habitantes do Uruguai: “muitos perderam móveis roupas”. E conclui, fazendo um resumo de qual é a missão do programa social: “viemos aqui para ajudar e o auxílio foi recebido com muita gratidão”.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!