No Brasil, 68% da população se sente ansiosa e mais da metade nunca buscou ajuda

Estudo realizado recentemente com brasileiros revela dados importantes sobre saúde mental

Imagem de capa - No Brasil, 68% da população se sente ansiosa e mais da metade nunca buscou ajuda

Um estudo recente revelou que a maioria (73%) da população brasileira se preocupa muito com diversas coisas e 68% enfrenta sentimentos de nervosismo, ansiedade e tensão. No entanto, mais da metade, 55,8%, nunca buscou ajuda para lidar com essas questões. A pesquisa “Panorama da Saúde Mental” foi realizada pelo Instituto Cactus com a AtlasIntel.

Saiba mais detalhes do estudo:

  • 3.266 pessoas, acima dos 16 anos, foram ouvidas entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024
  • 18,1% dos que procuraram ajuda profissional, não foram diagnosticados com ansiedade
  • 26% dos brasileiros receberam o diagnóstico de transtorno de ansiedade

Os entrevistados responderam se haviam sentido algum incômodo relacionado à ansiedade nas semanas anteriores à pesquisa.

  • Além dos índices já supramencionados, 65% também relataram dificuldade de relaxar e 58% disseram ficar facilmente aborrecidos ou agitados. Ademais, 57% alegaram que são incapazes de controlar as preocupações, enquanto 47% convivem com um medo como se algo terrível fosse acontecer. E ainda 44% comentaram que ficam tão agitados que têm dificuldade de permanecer sentados.

O que podemos refletir sobre:

De acordo com o que podemos observar, mais da metade dos brasileiros entrevistados apresentaram queixas. Esse fato só reforça o cenário em que estamos vivendo, onde a ansiedade tem tomado conta e sido um dos principais problemas da sociedade. As pessoas não conseguem mais dormir bem, nem manter a concentração numa tarefa, muito menos terminar algo que começaram.

O Bispo Renato Cardoso observou, recentemente, em seu blog que uma das razões pela qual isso vem acontecendo é a velocidade com que a vida tem passado. E, por isso, as pessoas precisam entender o que realmente importa e é necessário para a vida delas.

  • “Tudo está acontecendo mais rápido. A vida está mais acelerada. E se você não se cuidar, a sua mente vai se acelerar para tentar acompanhar o que está acontecendo (…) Você precisa entender que você não tem que acompanhar tudo o que acontece ao seu redor. Todas as notícias, todas as novidades, tudo o que um artista faz. Você precisa se desligar. Desacelere do desnecessário (…) Cuide daquilo que importa: a sua vida com Deus, a Palavra de Deus, seu casamento, sua saúde (espiritual e física). Talvez, você terá a sensação de que estará ficando para trás vendo as pessoas correndo. Mas resista. Isso só vai aumentar a sua ansiedade e vai lhe levar à insanidade”, pontuou o Bispo.

Saiba como você pode buscar ajuda:

Ansiedade e outros problemas aparentemente incuráveis são desordens de origem espiritual. Para tratá-los, portanto, é necessário buscar a cura do espírito.

Até 9 de agosto, em todos os templos da Universal está acontecendo o propósito das “12 sextas-feiras da Purificação com o sal consagrado”, uma reunião de fé que tem como objetivo proporcionar a libertação espiritual.

No Templo de Salomão, os horários são às 7h, 10h, 15h e às 20h. Também ao meio-dia, na Catedral do Brás (na Avenida Celso Garcia, 499). Ou você ainda pode participar numa Universal mais próxima. Clique aqui e encontre o endereço.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock