“Fique Atento Aos Sinais”: mobilização contra a violência ao idoso acontece no Brasil

O movimento colocou em discussão os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa e os meios de combatê-la

Imagem de capa - “Fique Atento Aos Sinais”: mobilização contra a violência ao idoso acontece no Brasil

Foi na Avenida Paulista, símbolo da cidade de São Paulo, onde aconteceu a 7ª edição do movimento “Fique Atento Aos Sinais”, no último sábado (15), data em que o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi celebrado. A campanha criada pelo Grupo Calebe Universal (GCU) colocou em discussão os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa e os meios de combatê-la.

Fique Atento Aos SinaisPara isso, os voluntários envolvidos com a iniciativa distribuíram cartilhas e panfletos informativos, além do livro Estatuto do Idoso, composto por leis que asseguram os direitos de pessoas com 60 anos ou mais e prevê as obrigações da família e da sociedade para com o público em questão. A divulgação de canais para denúncia e atendimentos com especialistas – entre eles, psicólogos, advogados e assistentes sociais – também fizeram parte da programação do evento.

Unidos pela mesmo objetivo:

Além da capital paulista, outras 2.091 localidades de distintas regiões do país abraçaram a causa promovendo o movimento. O “Fique Atento Aos Sinais”, ao todo, alcançou cerca de 312.065 brasileiros, fortalecendo ainda mais a corrente pelo bem-estar da terceira idade.

Junho Violeta:

Segundo pesquisa realizada por pesquisadoras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre os anos de 2020 e 2023, cerca de 408.395 denúncias de violência contra idosos foram notificadas. O levantamento analisou a base de delações disponível no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que também indicou um aumento de 38% nos casos registrados no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Leia mais: Violência contra o idoso aumenta 38% em um ano

O quadro-geral reforça a necessidade de conscientização e a implantação de políticas sociais para combater a violência física, psicológica, moral ou financeira; a negligência ou abandono; entre outros tipos de maus-tratos contra a pessoa idosa.

Com esse intuito, a campanha Junho Violeta foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O propósito é alertar a população a respeito das ameaças ao bem-estar do idoso e despertar a sociedade para o combate à violência. E você também pode se juntar a essa causa. Seja consciente e, acima de tudo, conscientize!

O Calebe Universal:

O grupo Calebe Universal foi criado especialmente para o cuidado social, emocional e, sobretudo, espiritual da terceira idade, por meio de atividades externas que contribuem para o convívio social e o desenvolvimento dos idosos em sentidos diversos. E se você deseja conhecer o grupo de perto, procure um templo da Universal mais próximo, ou siga-o nas redes sociais e fique por dentro de suas realizações.

Seja um patrocinador:

Você ainda pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação. Sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país. 

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Cedidas