Um alerta para a sociedade: Evento “Fique Atento aos Sinais” no exterior levanta questão da violência contra idosos
Alguns países receberam o evento de forma inédita, outros reforçaram sobre o perigo que tem afligido idosos por todo o mundo
A violência contra a pessoa idosa acontece, infelizmente, nos mais diversos lugares e âmbitos da sociedade e para buscar orientar, conscientizar as pessoas sobre este mal que aflige idosos o Calebe Universal realiza há sete anos o evento “Fique Atento aos Sinais” para que pessoas de todas as idades, conheçam os direitos e não se calarem diante de um caso de violência – seja em qual sentido for – contra idosos. Para se ter uma noção, alguns lugares sequer possuem indicies sobre o problema, o que acarreta a situações de violência que não são registrados e, consequentemente, não são combatidos.
Países aderem à campanha
Nos locais onde existe o trabalho do Calebe Universal foram feitas diversas ações, com membros e voluntários para dar apoio aos idosos e suas famílias, além de orientação em relação a qualquer sinal de violência, o trabalho foi realizado em países como: Japão, Sudão do sul, Granada, República Dominicana, Filipinas, Argentina, Nigéria, Ruanda, Peru, Chile, Libéria, Honduras, Chile Tanzânia, Uganda, Burundi, Paraguai, Alemanha, Angola, Romênia, Senegal, Panamá, Togo, entre outros.
Números sobra a campanha de conscientização e entrega de material explicativo
Foram mais de mil eventos realizados em quase 60 países e contribuição de qual mil voluntários que estiveram em praças, estações de transporte público, feiras, semáforos e parques. O evento contou também com a ajuda de profissionais como advogados, assistentes sociais e psicólogos chegando a quase 800 profissionais, outro dado sobre o evento é que mais de 11 mil atendimentos foram feitos pelos profissionais e mais de 100 mil panfletos informativos foram distribuídos.
“A intenção é alcançar os idosos que sofrem e ajudá-los”
O bispo Valter Pereira, coordenador geral do Calebe Universal, contou sobre o principal objetivo da campanha Fique Atento aos Sinais:
“Queremos levar uma mensagem que chegue até o idoso que está sofrendo violência, maus-tratos, que estamos aqui para ajudar e tirá-los desta situação. A pessoa que sofre uma violência sofre de forma dupla, no caso o físico e também o espiritual pois ali começam a vir os traumas. Quando iniciamos esta campanha, em alguns lugares o índice de denúncias era baixo e o trabalho de conscientização do Calebe Universal tem contribuído para que estes números mudem e os idosos possam ter uma vida digna”, finalizou o bispo.