Entrelinhas: A Noite dos Casais
Acompanhe o programa que foi ao ar na noite de domingo, 7 de julho
No programa Entrelinhas do dia 7 de julho, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, receberam o Bispo Márcio Carotti e a sua esposa, Daniella, mais casais de convidados. O programa abordou o tema relacionamentos e debateu sobre como colocar o amor inteligente em prática.
Logo no início, Renato e Cristiane falaram sobre seus 33 anos de casamento, recém-completados no dia 6 de julho. Uma união que serve de inspiração a outros casais. Há cerca de 13 anos apresentando o programa ‘The Love School – A Escola do Amor’, eles mostram como é possível atravessar os anos, enfrentando da maneira correta todas as nuances de uma relação a dois.
Além disso, o casal — que também realiza as palestras da Terapia do Amor e é autor de livros que trazem detalhes de como ter um namoro e um casamento blindado — ensina que a fé e a inteligência não só mantêm os casais firmes no propósito do casamento, mas os fazem querer repetir tudo de novo ao lado daquela pessoa que escolheram para viver a vida toda juntos.
Mas, nem sempre foi assim. O casal enfrentou muitos problemas de relacionamento nos primeiros 12 anos de casamento. E ao superar esta fase, aprenderam o que fazer e como agir o amor inteligente para vencer os problemas que surgem no dia a dia da vida a dois.
O que eles disseram:
- “A ideia do aprender é muito importante porque, normalmente, quando se está atravessando um problema no relacionamento, a primeira opção que a pessoa tem é a separação. E a prova que isso é possível ser revertido é a história de vocês”, observou o Bispo Márcio.
- “Eu acho também que essa ideia de que as pessoas não mudam pode ser uma das razões principais de muitos desistirem. Porque eu lembro que quando tínhamos problemas no casamento, eu não mudava e ele não mudava, e a gente não conseguia chegar a um acordo. Por isso não conseguíamos fazer o casamento funcionar (…) A gente vai cansando de esperar uma mudança. Então, por isso que muitas pessoas acabam desistindo, amando ainda e não querendo terminar, mas pensando: ‘eu não vou aguentar ficar nessa situação para o resto da vida, eu quero ser feliz'”, comentou Cristiane.
- “Há uma dificuldade muito grande, de forma geral, das pessoas entenderem que casamento é para quebrar os nossos egos. Eu falava para Cristiane ‘você me conheceu assim, você não vai me mudar’. O meu ego não queria aceitar a influência dela. Deus criou o casamento exatamente para o ser humano entender que é muito melhor quando coloca o seu ego em segundo plano e aprende a aceitar a influência de uma pessoa que o ama, para que ele seja uma pessoa melhor. É melhor serem dois do que um, a Bíblia diz (…) Como que um casamento vai prevalecer se nenhum quer ceder? Então, quando eu entendi que finalmente teria que deixar quebrar o meu ego e aceitar as influências positivas que (a Cristiane) trouxe à minha vida e vice-versa, aí o nosso casamento começou a tomar um novo rumo”, contou o Bispo Renato.
A reconstrução do “eu” e do “nós”:
Em seguida, o casal Michel e Silvia Vanceslau, casados há apenas três meses, contou a sua história de vida. Ambos viúvos e cada um com 3 filhos dos casamentos anteriores, eles aprenderam a reconstruir o “eu” e também o “nós” nas palestras da Terapia do Amor.
Assista ao programa na íntegra e saiba mais sobre esta história:
“A Noite dos Casais”:
Durante o programa, os Bispos e esposas destacaram também que, dentro da programação do 10º aniversário do Templo de Salomão, de 22 a 31 de julho, acontecerá “A Noite dos Casais”, no dia 25 de julho, no quarto dia das celebrações. O encontro especial para os casais, na Terapia do Amor, será realizado às 20h.
Antes disso, no mesmo dia, na Esplanada, a partir das 18h, acontecerá “A Hora dos Solteiros Especial”. A Banda Universos estará presente, assim como também uma orquestra. Ademais, haverá exibições de vídeos e apresentações. Não perca!