‘Cine Univer’ oferece entretenimento para idosos de 2,8 mil cidades brasileiras

Evento, que promove interação social na terceira idade, deve beneficiar cerca de 57,2 mil brasileiros

Imagem de capa - ‘Cine Univer’ oferece entretenimento para idosos de 2,8 mil cidades brasileiras

Nos dias 20 e 21 de julho, cerca de 57,2 mil pessoas devem participar do Cine Univer — promovido pelo programa social Calebe Universal —, em 2,8 mil cidades brasileiras. O evento visa oferecer entretenimento, aprendizado e momentos de convívio, especialmente voltados à terceira idade. Além do Brasil, a ação também ocorrerá em ao menos 20 países, como Colômbia, Haiti, Moldávia, República Centro-Africana, Romênia, Suíça e Ucrânia.

Nos 26 estados e no Distrito Federal, a iniciativa conta com o apoio de 13,4 mil voluntários, dedicados à organização e realização das exibições, com o objetivo de proporcionar um momento especial a este público.

Para a amazonense Diana Lúcia Rodrigues, de 65 anos, esse dia será diferenciado, pois “está voltado a unir os idosos em uma ocasião, e aproveitar a companhia uns dos outros, além de tirar um tempo para assistir a um filme e aprender lições importantes”.

As obras selecionadas para exibição no “Cine Univer” do Calebe são parte do catálogo da plataforma de streaming Univer Vídeo, conhecida por sua ampla variedade de conteúdos cristãos e histórias que inspiram força, ânimo e fé.

Interatividade social e bem-estar

Ser ativo em idade avançada não se limita a exercitar-se regularmente. Atividades culturais, como assistir a um longa-metragem, também são essenciais para manter o corpo e a mente dos idosos ativos.

Um estudo da University College de Londres descobriu que nossa frequência cardíaca durante um filme é semelhante à de uma sessão de exercícios físicos, mostrando que esse tipo de atividade pode beneficiar o coração.

Segundo o responsável pelo Calebe Universal, Valter Pereira, um dos benefícios que o Cine Univer oferece à terceira idade é a interação social. “Eles assistem, em grupos de amigos, e têm assunto para conversar. Com isso, não se sentem sozinhos, o que aumenta a alegria e a autoestima de cada um”.

Recentemente, pesquisadores das Universidades de Chicago e da Califórnia descobriram que solidão e isolamento social tendem a aumentar o risco de doenças cardíacas (em 29%) e de acidentes vasculares (em até 32%). Para idosos, essas condições podem piorar quadros de pressão alta, colesterol alto, afetar a capacidade cognitiva e levar à depressão.

Valter explica que o evento, além de reunir esse público, proporcionará um momento de entretenimento, reflexão e aprendizado. Recebemos diversos relatos de participantes do Cine, afirmando que os filmes são inspiradores e trazem várias lições. Para nós, isso é um resultado satisfatório e demonstra que o objetivo tem sido alcançado.

Em 2023, o programa social Calebe — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — proporcionou maior qualidade de vida a 2,1 milhões de pessoas idosas no Brasil e no exterior.

 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: Cedida