Transformando vidas desde o primeiro dia
Neste ano, a Igreja Universal do Reino de Deus completou 47 anos e o Templo de Salomão, em São Paulo, comemora sua primeira década de existência. Tudo começou com um desejo insaciável de salvar as almas aflitas. Foi ao dar um passo ousado de coragem, carregando apenas a Bíblia e arrastando uma caixa de som, que Edir Macedo, hoje Bispo, subiu os degraus do Coreto do Jardim do Méier, no Rio de Janeiro, pela primeira vez, com o objetivo de cumprir o “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura”, descrito em Marcos 16.15. Tempos depois, uma antiga funerária no bairro da Abolição passou a ser sinônimo de vida quando se tornou oficialmente a primeira Igreja Universal do Reino de Deus, inaugurada em 9 de julho de 1977. Desde então, foram inúmeros desafios enfrentados: mentiras, calúnias, notícias tendenciosas, difamações, perseguições, prisão, entre outros, mas todos serviram para ressaltar a verdadeira intenção da Universal e para confirmar que essa Obra depende única e exclusivamente de Deus e que existe para fortalecer a Fé inteligente ensinada desde a primeira pregação, a Fé que vem transformando milhões de vidas em todo o mundo.
Quem vê a Universal espalhada por cinco continentes, em 148 países, não pode negar: em seus Altares não são pregados dogmas e doutrinas, mas a Palavra de Deus sob a ótica de que Ela é viva e capaz de se materializar na vida daqueles que aprendem a manifestar a Fé inteligente. Por estar apoiada na Palavra de Deus, a Universal é a primeira testemunha da força e da veracidade dessa ousada Fé, que é responsável não apenas pelo crescimento da Igreja, mas, principalmente, pela transformação da vida de milhões de pessoas. Os testemunhos de transformação de vidas são relatados semanalmente nas páginas da Folha Universal, que completou 32 anos e se mantém como o jornal com a maior tiragem por edição no Brasil, assim como nos programas de rádio e TV, na internet e, obviamente, nos Altares dos mais de 12 mil templos abertos no mundo todo.
Dentre os templos, temos a réplica do Templo de Salomão, no bairro do Brás, em São Paulo, que há dez anos é um pronto-socorro espiritual, um local de resgate da história do povo escolhido por Deus e um ponto de encontro entre pessoas de todo o planeta, independentemente de sua crença. Nessa década, mais de 28 milhões de pessoas visitaram o local, que é considerado um pedaço de Israel no Brasil, e elas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre como manifestar a Fé inteligente e transformadora.
Uma prova irrefutável dessa transformação de mais de 10 milhões de pessoas mundo afora é que a mesma Palavra que se cumpriu em suas vidas vem sendo cumprida pelos membros, voluntários e corpo eclesiástico da Universal diariamente por meio dos trabalhos sociais e humanitários realizados em todo o mundo. Somente no primeiro semestre deste ano, os programas sociais da Universal no Brasil e no exterior beneficiaram mais de 6.5 milhões de pessoas – e milhões delas nunca estiveram em uma Igreja Universal.
Seja na casa de uma família necessitada, em um orfanato, um asilo, um hospital, um presídio ou nas ruas, seja em uma ação planejada ou iniciada por conta de um desastre natural ou acidente, a Universal sempre está ali para saciar a fome e a sede, aquecer e acolher, mas, acima do atendimento das necessidades físicas, a Igreja se empenha ainda mais em propagar o Evangelho em todos os lugares, seja no Altar do Templo de Salomão, seja nos ambientes mais inóspitos e negligenciados pela sociedade, pois o desejo de salvar as almas aflitas segue insaciável.