Ela tem 40 anos e não sabe se deve voltar com o ex-namorado
Durante uma das edições do programa Escola do Amor Responde, a aluna Raquel pediu ajuda para tentar resolver um conflito que ela enfrenta na vida amorosa. Ela contou que já foi noiva três vezes e está solteira há cinco anos, mas ainda não conseguiu esquecer o último namorado, com quem teve problemas, principalmente relacionados à diferença de fé entre os dois. Confira os conselhos dos professores Renato e Cristiane Cardoso para ela.
Raquel – Tenho 40 anos, estou solteira, sou cristã e nunca me casei, mas fui noiva três vezes. Há cerca de cinco anos, terminei um namoro de quase dois anos e, desde então, não conheci mais ninguém e não tenho mais ânimo para isso. Porém, não perdemos o contato totalmente e, em algumas circunstâncias, ele comenta que sente saudade e pede outra chance, mas tenho dúvidas. A minha mãe diz para que eu não retome o relacionamento para que não pague o preço, pois ele já foi casado, tem vício em álcool e é espírita, o que gerava conflitos entre nós quando estávamos juntos. No entanto não consigo tirá-lo da minha cabeça e preciso de ajuda para resolver esse triste conflito.
Cristiane – Sua mãe tem razão. Parece que você está ignorando seus critérios, baixando a guarda e querendo voltar com ele, sem saber se ele mudou. Ele faz promessas só para agradar você, não porque tem a mesma fé e pensamento que você. É isso que você quer? Você está diminuindo seus critérios por morar com sua mãe e pela ansiedade de não estar onde acha que deveria e, assim, se apega à ideia de que “pelo menos ele gosta de mim”. Ele realmente pode dar uma família a você e tirá-la da casa da sua mãe, mas como será esse casamento? Não ignore os detalhes, pois eles são muito importantes, afinal, você se separou dele por conta dos problemas de comportamento.
Renato – Agora, você está prestes a jogar no ralo o rigor e o critério que teve por conta da sua fé. Se desconsiderar isso, você fará uma escolha pior. Esse não é o pensamento de quem tem uma fé cristã, pois ela ensina que não devemos nos misturar com quem não é da mesma fé, independentemente de sentimentos. Antes de escolher alguém, é necessário avaliar o “pacote inteiro”.
Cristiane – Você não consegue esquecer seu ex-namorado porque sempre está falando com ele, ouvindo suas cantadas e deixando-o em sua vida, apesar de vocês terem terminado o relacionamento. Solteira, você não para de pensar nele, pois ele é o único homem que lhe dá atenção e supre sua carência.
Renato – Sua mensagem me fez lembrar da mulher que estava no poço com o Senhor Jesus em Samaria: Ele pediu que ela trouxesse o marido, mas ela não tinha, pois o homem com quem estava não era seu marido. Você não chegou a esse ponto, mas está pensando em um homem que não tem perspectiva de fazê-la feliz. Eu não conheço seu histórico ou situação, mas isso pode ser espiritual e você tem que considerar essa possibilidade. Use sua fé para resolver isso e acabe com essa cena em sua vida, inclusive participe da Terapia do Amor.