Vem aí: A Emboscada

A 12a. temporada da série Reis trará a complexa trajetória do rei Abias e de seu sucessor, Asa, no reino do sul, e do rei Jeroboão, no reino do norte de Israel

Imagem de capa - Vem aí:  A Emboscada

Você se lembra dos últimos instantes da 11a. temporada da série Reis, denominada A Divisão? Em uma das cenas finais, que antecede a descoberta do personagem misterioso da trama, o novo rei do reino do sul, Abias (Gabriel Vivan), estava acompanhado de seus soldados e de seu irmão, Jeús (Rômulo Weber), em um embate cara a cara com o rei do reino do norte, Jeroboão (Marcelo Valle), que também estava acompanhado por seus soldados. Assim que Jeroboão anunciou que desejava o que Jeús lhe prometera, uma flecha foi lançada na direção de Abias.

A 12a. temporada da série, A Emboscada, retorna às telas a partir desse ponto e é embasada nos livros bíblicos de 1 Reis e 2 Crônicas.
Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a autora da trama, Cristiane Cardoso, adianta que a identidade do arqueiro que lançou a flecha contra Abias é um dos muitos mistérios a serem desvendados nos próximos episódios. Ela contou que, “com a ajuda de seu irmão, Jeús, o novo rei de Judá é rapidamente resgatado e levado para o palácio real”. Ela ainda revela que, apesar da hostilidade que persiste entre os reinos do norte e do sul de Israel, “o conflito central da nova temporada é entre os dois irmãos, o sucessor escolhido por Roboão, Abias, e seu imponente primogênito, Jeús”.

Do Sul ao Norte
Mesmo sem ser o primogênito, o filho de Roboão (Heitor Martinez) e Maaca (Juliana Knust) foi escolhido para ser o sucessor ao trono do reino de Judá, ao sul de Israel. Enquanto lida com essa responsabilidade e os conflitos com seu irmão mais velho, Abias vai mostrar nos próximos episódios um lado diferente daquele já conhecido do público, como explica a autora: “é um lado que desafiará a excêntrica e possessiva rainha-mãe, Maaca, o que não apenas a tornará mais devota a Aserá, mas também aprofundará seu apego ao seu neto Asa, o príncipe que, conforme registrado em 1 Reis 15.4, é chamado pela própria Palavra de Deus de ‘a lâmpada de Jerusalém’”.

Asa (Miguel Moro), a “lâmpada de Jerusalém”, tem uma personalidade firme e inclinada aos princípios do Deus Altíssimo, mas, na trama, enfrentará vários desafios durante a infância. Cristiane alerta que serão essas experiências que o moldarão e “o transformarão no rei que virá a ser conhecido como o líder justo e sábio em todo o reino de Judá”. Isso será um alento, especialmente depois dos três anos em que Abias reinará cometendo “todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele e seu coração não foi perfeito para com o Senhor seu Deus como o coração de Davi” (1 Reis 15.3).

Já no reino do norte, o rei Jeroboão segue reinando na nova temporada, mas o telespectador conhecerá o desfecho lamentável de sua vida, “em que o orgulho e a busca pelo poder o levam a se tornar um exemplo a ser evitado por todos os que o sucederem”, como destaca Cristiane. Em seguida, o novo monarca responsável pela maioria das tribos de Israel será Nadabe (Gabriel Albuquerque).

O que esperar?
Além dos reis e seus sucessores, outros personagens intrigantes estarão presentes na série Reis, como os destemidos profetas Semaías, Azarias e Hanani, o sofrido Abda e o sensato Elias. “Há também o notável comandante Onri, que terá sua vida transformada por uma série de eventos que o forçam a tomar decisões cruciais que definirão seu destino. Ao seu lado estará Tibni, seu fiel amigo e companheiro, um capitão de personalidade única, bem-humorado e descontraído”, diz a autora.

Marcada para estrear no Univer Vídeo em agosto, Reis: A Emboscada revelará quem é a atual narradora da história e quem são os personagens misteriosos que estavam prestes a descobrir a verdade por meio dos papiros. “A narrativa promete cativar o público desde o primeiro momento, mergulhando em conflitos que exploram temas universais como ambição, lealdade, traição e redenção, proporcionando não apenas entretenimento, mas também valiosas reflexões sobre o poder da fé e as consequências dos nossos atos”, conclui.

Para saber mais, acompanhe a Folha Universal e os perfis oficiais no Instagram da série Reis (@seriereis), do Univer Vídeo (@univervideo) e da autora, Cristiane Cardoso (@godllywoodoficial). E fique atento, pois a data de estreia da próxima temporada de Reis será revelada em breve.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: JPSFREITAS