thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Não CONSIGO deixar de ter MAUS PENSAMENTOS, o que FAÇO?

Pensamentos ruins chegam à mente de todos, mas a questão é o que você vai fazer com eles, como vai agir e reagir. Deus lhe dá a solução!

Eu recebi uma pergunta: “estou passando muitas lutas, mas a minha maior dificuldade são os pensamentos de desfoque, eles são como um tormento para mim, a minha mente não para. Como lidar?”.

É muito importante que você entenda o seguinte: a nossa mente é uma fábrica de pensamentos, o trabalho dela é imaginar, projetar ideias, trazer memórias. Ela está sempre trabalhando, até quando dormimos. Mas nem sempre ela pensará no que é útil (e isto é uma verdade para qualquer ser humano; quem dera pudéssemos pensar só o que é útil, mas não é o que acontece).

Vamos tentar fazer uma analogia. Imagine que você tenha cem funcionários que trabalham com madeira. Você compra a madeira e traz para a fábrica. Diz: “vocês têm que fazer algo com essa madeira”. Mas não diz o que eles devem fazer. Então, cada um deles fará o que acha que é melhor. Assim é com o nosso cérebro. Se você não der ordem para a sua mente, ela vai pensar coisas aleatórias (aliadas com a nossa natureza caída, herdada pelo pecado em Adão e Eva, é um “gene” que carregamos).

Então, a primeira coisa que você deve fazer é pegar esses maus pensamentos e jogá-los fora. Os “carpinteiros” da sua mente lhe apresentaram algo, então, você diz: “eu não quero isso, joguem fora e façam isso, isso e isso”. É algo intencional, que exige esforço.

Você precisa tomar o seu foco novamente e dar a ordem para a sua mente pensar no que é bom. Pegue a sua agenda e se foque no que precisa ser feito. Tenha notas para você sempre se lembrar do que fazer. Leia a Palavra de Deus ou um livro produtivo, dê algo de bom para a sua mente trabalhar, faça perguntas inteligentes para si, dê problemas úteis da sua vida para a sua mente resolver. Se possível, ore para Deus onde estiver.

Está na Bíblia: “O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade” (Salmos 94:11). Deus sabe que nós temos a tendência de pensarmos em coisas vãs. Ele não está nos condenando. Um pensamento mal não quer dizer que você caiu em pecado, necessariamente. O que faz a pessoa cair em pecado é a pessoa alimentá-los e agir sobre eles. Mas, quando vier algo de ruim, jogue fora. Às vezes, você é atacado em sua mente, então, você terá que resistir. O Senhor Jesus foi atacado por maus pensamentos no deserto.

O salmista também diz: Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as Tuas consolações recrearam a minha alma” (Salmos 94:19). Então, faça isso.

O que você vai fazer a respeito? Assista ao vídeo acima e pense sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso