Grávida e carente: o que fazer?

Imagem de capa - Grávida e carente: o que fazer?

No programa Escola do Amor Responde, a aluna Caroline disse que está casada há quatro anos e grávida há oito meses, porém, sente falta da companhia do marido e, por isso, já pensou até em se separar dele. Confira as orientações que os professores Renato e Cristiane Cardoso deram a ela.

Caroline – Sou casada há quatro anos e estou muito cansada do meu relacionamento, pois meu esposo não me dá atenção, mesmo eu estando grávida de oito meses. Para piorar, agora ele inventou de fazer um curso, apesar de eu precisar de atenção neste momento, pois minha gravidez é de risco. Já tentei conversar, mas isso não surtiu efeito e já pensei em me separar dele.

Cristiane – Pensar em separação é muito precipitado agora. O que você tem que fazer é pensar no que tem feito para contribuir com esse afastamento dele. É claro que seu marido comete erros e não deveria tratar você assim, mas não adianta focar apenas nas falhas dele. Pense no que você poderia fazer, pois, às vezes, você pode estar sendo desagradável com ele, brigando, criticando e, ao mesmo tempo, querendo atenção e carinho, mas não está dando isso a ele. Normalmente uma mulher grávida fica mais carente, mas o esposo também precisa de apoio e atenção e a falta disso, em alguns casos, pode frustrá-lo.

Renato – Não se deve cobrar atenção, pois quanto mais ela é cobrada, menos se tem. O efeito da cobrança é sempre o contrário, afinal, ninguém quer dar algo que é cobrado. Se você observar as pessoas às quais você dá atenção, perceberá que elas são agradáveis e interessantes. Por isso, você tem que se tornar alguém agradável e interessante para que seu esposo lhe dê atenção. Não estou falando que ele está certo, mas estou orientando você. Em resumo, procure se tornar uma pessoa agradável primeiro e não se precipite em pensar em separação. A Cristiane tem um livro excelente para lhe ajudar nisso, que é A Mulher V: Moderna, à Moda Antiga. Procure adquiri-lo, pois você descobrirá por meio dele como se tornar uma mulher interessante e agradável, a ponto de seu esposo não querer olhar para outra. Essa é a minha dica para você, aluna.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Fotos: Vesnaandjic/GettyImages