Não há TELEFÉRICO para esta MONTANHA
Não adianta desejar o muito, se não se esforça para fazer pelo menos o mínimo. Desperte e faça o que precisa ser feito!
Na palestra da “Terapia do Amor” de ontem, 8 de agosto, nós falávamos sobre um assunto que eu gostaria de acrescentar aqui. E, se você não pôde acompanhar, a gravação está na plataforma Univer Vídeo.
Porém, em resumo, nós falávamos sobre o grande paradoxo que muitas pessoas vivem sem perceber: querer ter muito, mas não ser fiel no pouco. Quando elas têm que fazer algo para chegar ao “muito”, elas não fazem nem o “pouco”.
A pessoa olha para um casal feliz, um profissional bem-sucedido, uma pessoa no “topo da montanha” e diz: “eu quero ter o que essa pessoa tem”. Mas entre a pessoa e o que ela aspira a ser, há uma grande diferença. Essa pessoa quer um teleférico que a leve ao topo da montanha, enquanto aproveita a vista. Entretanto, o topo da montanha é para quem a escala.
Jesus ensinou: “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25:21).
Esta parábola envolve a história de um homem rico que foi viajar e deu para cada servo uma quantidade de “talentos” e eles tinham que multiplicar aquilo. Entendemos, com esta palavra, que Deus dá a mesma chance para todos (ainda que cada um tenha um ponto de partida). Algumas pessoas nasceram em “berço esplêndido”, outras nasceram na “lixeira”. Uns foram para faculdades federais e outros para a “faculdade” dos presídios. Nós começamos, na vida, cada um com um “saldo” diferente, mas todos nós podemos decidir o que fazer com o que temos.
E um dos servos dobrou o que o senhor lhe deixou: “Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25:23).
Em outro momento, Jesus também disse: “Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?” (Lucas 16:10-11). Ou seja, aquilo que você é quando tem pouco é o que será quando tiver muito.
Além disso, outro ensinamento é: os pequenos acertos vão se somando. É como nos “juros compostos”, em que aquilo vai se acumulando de pouco em pouco. Quando você começa a acertar um pouquinho a cada dia, você sobe. É só diminuir erros e acrescenta acertos. Não precisa de uma mudança radical em sua vida. Ao longo de alguns anos, você estará irreconhecível, porque os acertos se acumularão
Muitas pessoas não prosperam, não avançam, porque não querem fazer o que precisam; elas querem pegar o “teleférico”; elas querem dormir pobres e acordarem ricas; elas querem dormir com o casamento destruído e acordar com ele transformado; elas querem dormir com o corpo inchado e acordar com o corpo esbelto. Aqui, neste planeta, não é assim que as coisas funcionam.
Se você quer muito, você tem que ser fiel no pouco; e esse pouco, todo dia, vai se somar e você chegará ao topo da montanha.
Assista ao vídeo acima e acompanhe a mensagem completa.