Você tem estes SINAIS de um LUTO MAL CURADO?
Quando o luto vem, você sabe como lidar? Como superar? Como seguir em frente? Existe uma solução para essa dor que parece não ter fim
Sinais de que você pode estar passando por um luto mal curado.
Quando sofremos significantes perdas em nossa vida – como a de pessoas, sonhos, coisas que investimos por anos, um acidente que trouxe uma deficiência física -, passamos pelo luto. E isso é algo natural por um determinado tempo. O luto faz parte de lidar com a perda. Mas algumas pessoas não conseguem resolver aquilo. Só que a vida continua e elas têm que viver de uma forma ou de outra com a situação.
Então, um dos sinais de que você tem um luto mal resolvido é quando você tem pessoas para cuidar ou está cercado pelos outros, mas, mesmo assim, você se sente sozinho ou isolado. Isso acontece porque aquela pessoa que você perdeu deixou uma lacuna. É como no caso bíblico de Ana. Ela tentava ser mãe e não conseguia. O marido dela tentava consolá-la e, certa vez, ele disse: “eu não sou melhor para você do que 10 filhos?” Há essa lacuna na pessoa.
Outro sinal é que você sente que está seguindo mecanicamente ou “empurrando com a barriga” (como se diz popularmente). Tudo para você se torna um grande fardo. Você perde até o gosto pela comida.
O terceiro sinal é quando você se sente ressentido com Deus por Ele ter permitido que aquilo acontecesse com você. Há o pensamento: “Ele sabia o quanto isso era importante para mim, mas Ele permitiu”. Muitas pessoas se tornam ateias por causa disso. Elas acham que Deus deveria ter feito algo.
E eu estou falando tudo isso para que você consiga se diagnosticar. Você precisa entender o que está acontecendo. Se você não reconhece que há um problema, você não vai buscar a solução. Quem não se acha doente, não busca a cura.
Outro sintoma de um luto mal curado é quando você costuma sonhar com o que aconteceu. Você revê a situação da perda, da saudade. Você viaja em sua imaginação acordado ou você sonha ao dormir. São memórias que doem e arrastam a dor com o tempo.
É preciso entender que há uma saída, uma solução para todas essas dores e situações. Você tem que procurar o Espírito de Deus, que é chamado de Consolador. É Ele Quem cura a ferida exposta por causa da dor. É Ele Quem dá uma ressignificação para tudo o que aconteceu. Ele nos dá o entendimento e encerra a dor em nosso coração. Ele nos fortalece e nos anima para seguirmos em frente. Ele nos guarda do passado e cura totalmente esse luto.
Está escrito: “Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo, pela Tua repreensão, Senhor, ao sopro das Tuas narinas. Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas” (Salmos 18:15-16).
Deus nos tira das “muitas águas”. Talvez, isso lhe pareça impossível, mas é o que Deus faz. Ele lhe tira desse luto e lhe dá força para seguir em frente com boas memórias. Ele restaura o riso em seu rosto. Porém, você tem que buscá-Lo.
Confira a mensagem completa no vídeo acima.