A importância do papel familiar na evolução cognitiva infantil
Estudo indica que transtornos psiquiátricos estão ligados a crises na infância. Saiba mais sobre o assunto
De acordo com estudo realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), perturbações cerebrais na infância podem resultar em quadros de transtornos psiquiátricos ao longo da fase adulta.
Lesões, infecções, desnutrição e estresse no período de maturação do cérebro são algumas das incidências que oferecem riscos à função cerebral e à alteração comportamental. Entre os prejuízos cognitivos causados por tal influência no desenvolvimento neurológico estão distúrbios como autismo, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, epilepsia e esquizofrenia.
Por que isso acontece:
Em análises anteriores, as crises na infância eram associadas à morte de neurônios, no entanto, a partir do novo estudo, examinando as alterações comportamentais de roedores, pesquisadores chegaram à conclusão de que as disfunções moleculares, celulares e das redes neurais nesta fase da vida, sim, eram as responsáveis pela evolução dos distúrbios na maior idade.
Intervenções:
Com a descoberta, cientistas afirmam que, apesar dos gatilhos prejudiciais na infância, há a possibilidade de intervenções para aliviar ou prevenir o processo de alteração neurológica a longo prazo; visto que, ao contrário da morte neuronal que é irreversível, as disfunções neurais são iminentemente capazes de serem revertidas (quando identificadas e tratadas precocemente), garantindo um avanço saudável ao longo de toda a vida adulta.
Veja mais informações sobre o estudo em publicação disponível no portal oficial do Governo do Estado de São Paulo, clicando aqui.
O papel do ambiente familiar:
Um ambiente familiar saudável e seguro é crucial ao crescimento físico, intelectual, emocional, social e moral da criança, além de oferecer estímulos ao cérebro durante a primeira infância. No entanto, como destacado no artigo publicado pelo portal Neuro Conecta, expor as crianças a um ambiente doméstico marcado por fatores negativos, como agressividade, vícios e uma relação fragilizada entre pais e filhos, pode significar em riscos ao seu desenvolvimento, resultando em diversos problemas cognitivos, de linguagem e, também, comportamentais a curto e longo prazo.
Assim, diante disso, vale ressaltar, mais uma vez, a importância do papel familiar na evolução das crianças a uma vida adulta sadia, caracterizada por valores e princípios.
Sabedoria para conduzir o seu lar:
Se você, pai, mãe ou responsável, almeja o bem-estar em seu lar e sabedoria para conduzi-lo, participe todos os domingos, às 9h30, da Oração pela Família, no Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás, ou em uma Universal mais próxima de você (confira aqui os endereços e horários de reuniões disponíveis).