Entrelinhas abordou o tema “ansiedade financeira”
Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 11 de agosto, e saiba mais sobre este assunto
No programa Entrelinhas do dia 11 de agosto, o Bispo Renato Cardoso e o Bispo Adilson Silva falaram sobre o tema “ansiedade financeira”.
Muitas pessoas, que estavam seguras com as suas conquistas financeiras e, de repente, se viram em uma situação difícil, relatam sofrer com algo que já é chamado de “o fenômeno da ansiedade financeira”.
- Gastrite, enxaqueca e até mesmo diabetes, bem como culpa, ansiedade, irritação, depressão e perda de sono são alguns sintomas, físicos e emocionais, de quem se encontra com problemas financeiros.
- De acordo com dados da pesquisa “O Bolso do Brasileiro”, do Instituto Locomotiva e da XP Investimentos, 46% dos entrevistados sentem culpa e ansiedade por causa da sua situação financeira atual, 31% disseram que ficam irritados e 21% afirmaram perder o sono devido a este tipo de problema.
Uma família inteira transformada:
Durante o programa, a nutricionista Elaine, o empresário Renato e os irmãos gêmeos Tiago e Mateus — a família Daleffi — contaram como foi que a ansiedade financeira abateu toda a família e como eles saíram dessa situação que acaba refletindo em vários aspectos.
- Elaine nasceu em um lar cristão. Foi ela quem evangelizou Renato, na época, ainda seu namorado. Mas após conquistas profissionais em sua vida, deixou a vaidade falar mais alto e, mesmo sem perceber, foi perdendo a sua comunhão com Deus. Em determinado momento, seu marido perdeu o emprego em uma multinacional na qual trabalhou por quase 29 anos. Logo, Elaine percebeu que Renato estava depressivo.
- Os pais não conversavam com os filhos sobre estes problemas, mas os gêmeos sentiam que algo não estava bem. Perceberam mudanças com as brigas que aconteciam mais frequentemente. Sentiam também a falta de atenção do pai e, com isso, começaram a se apoiar em amizades da escola que não tinham Deus como base. Por sua vez, os pais não viam o impacto que toda essa situação estava causando aos seus dois filhos.
- Até o dia em que Renato recebeu um convite que o levou até o entorno do Templo de Salomão. Na sequência, Elaine também deu uma volta de carro ao redor do local e ambos, que até então não conheciam o lugar, no dia seguinte, já participavam da primeira reunião. Ela voltou a ouvir a Voz de Deus e começou a enxergar onde estava errando.
Fim da alegria é a tristeza:
- “A Palavra mostra que Deus sabe o que está acontecendo com você que está passando por isso agora. Veja o que diz o texto sagrado em Provérbios 14.13. Esse provérbio, talvez, descreva exatamente a realidade que você está vivendo agora. Mesmo quando você está alegre, nos poucos momentos que você ri, que você se descontrai com a família ou alguma coisa, você sempre volta à lembrança do que está tirando a sua força de viver (…) É incrível como as conquistas têm o lado bom, mas também podem tirar o pior de nós. A pessoa chega a um momento que alcança tanto e depois, quando ela perde, não consegue lidar com a perda. Quer dizer, como pode o fracasso financeiro ser maior do que a família? É difícil de entender isso. Mas é uma situação que acontece dentro de muitos que não conseguem lidar muito bem nem com o sucesso e nem com o fracasso”, pontuou o Bispo Renato.
Clique aqui e assista ao programa na íntegra.
Participe de um encontro de fé na Universal:
Participe no Templo de Salomão, localizado na Av. Celso Garcia, 605, no Brás, em São Paulo. Ou encontre aqui também uma Universal mais perto de você.