Entrelinhas abordou o tema “ansiedade financeira”

Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 11 de agosto, e saiba mais sobre este assunto

Imagem de capa - Entrelinhas abordou o tema “ansiedade financeira”

No programa Entrelinhas do dia 11 de agosto, o Bispo Renato Cardoso e o Bispo Adilson Silva falaram sobre o tema “ansiedade financeira”.

Muitas pessoas, que estavam seguras com as suas conquistas financeiras e, de repente, se viram em uma situação difícil, relatam sofrer com algo que já é chamado de “o fenômeno da ansiedade financeira”.

  • Gastrite, enxaqueca e até mesmo diabetes, bem como culpa, ansiedade, irritação, depressão e perda de sono são alguns sintomas, físicos e emocionais, de quem se encontra com problemas financeiros.
  • De acordo com dados da pesquisa “O Bolso do Brasileiro”, do Instituto Locomotiva e da XP Investimentos, 46% dos entrevistados sentem culpa e ansiedade por causa da sua situação financeira atual, 31% disseram que ficam irritados e 21% afirmaram perder o sono devido a este tipo de problema.

Uma família inteira transformada:

Durante o programa, a nutricionista Elaine, o empresário Renato e os irmãos gêmeos Tiago e Mateus — a família Daleffi — contaram como foi que a ansiedade financeira abateu toda a família e como eles saíram dessa situação que acaba refletindo em vários aspectos.

  • Elaine nasceu em um lar cristão. Foi ela quem evangelizou Renato, na época, ainda seu namorado. Mas após conquistas profissionais em sua vida, deixou a vaidade falar mais alto e, mesmo sem perceber, foi perdendo a sua comunhão com Deus. Em determinado momento, seu marido perdeu o emprego em uma multinacional na qual trabalhou por quase 29 anos. Logo, Elaine percebeu que Renato estava depressivo.
  • Os pais não conversavam com os filhos sobre estes problemas, mas os gêmeos sentiam que algo não estava bem. Perceberam mudanças com as brigas que aconteciam mais frequentemente. Sentiam também a falta de atenção do pai e, com isso, começaram a se apoiar em amizades da escola que não tinham Deus como base. Por sua vez, os pais não viam o impacto que toda essa situação estava causando aos seus dois filhos.
  • Até o dia em que Renato recebeu um convite que o levou até o entorno do Templo de Salomão. Na sequência, Elaine também deu uma volta de carro ao redor do local e ambos, que até então não conheciam o lugar, no dia seguinte, já participavam da primeira reunião. Ela voltou a ouvir a Voz de Deus e começou a enxergar onde estava errando.

Fim da alegria é a tristeza:

  • “A Palavra mostra que Deus sabe o que está acontecendo com você que está passando por isso agora. Veja o que diz o texto sagrado em Provérbios 14.13. Esse provérbio, talvez, descreva exatamente a realidade que você está vivendo agora. Mesmo quando você está alegre, nos poucos momentos que você ri, que você se descontrai com a família ou alguma coisa, você sempre volta à lembrança do que está tirando a sua força de viver (…) É incrível como as conquistas têm o lado bom, mas também podem tirar o pior de nós. A pessoa chega a um momento que alcança tanto e depois, quando ela perde, não consegue lidar com a perda. Quer dizer, como pode o fracasso financeiro ser maior do que a família? É difícil de entender isso. Mas é uma situação que acontece dentro de muitos que não conseguem lidar muito bem nem com o sucesso e nem com o fracasso”, pontuou o Bispo Renato.

Clique aqui e assista ao programa na íntegra.

Participe de um encontro de fé na Universal:

Participe no Templo de Salomão, localizado na Av. Celso Garcia, 605, no Brás, em São Paulo. Ou encontre aqui também uma Universal mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Reprodução