Jubileu de prata da Catedral da Fé em Del Castilho

A celebração dos 25 anos é marcada pela restauração de vidas

Imagem de capa - Jubileu de prata da Catedral da Fé em Del Castilho

Depois da comemoração da primeira década do Templo de Salomão, em São Paulo, chegou a vez dos cariocas celebrarem os 25 anos da Catedral da Fé, localizada em Del Castilho, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), na mesma região do Coreto do Méier onde a Universal começou.

Jubileu de prata da Catedral da Fé em Del CastilhoEm entrevista à Folha Universal, o Bispo Honorilton Gonçalves, atual responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no Estado, fala sobre a importância do local para o Rio de Janeiro. “Durante estes 25 anos, milhares de vidas foram transformadas neste lugar onde todos podem buscar a Deus e as portas permanecem abertas para receber os sofridos, desesperados e desprezados. Muitos que entram aqui consideram esse lugar a última porta e encontram resposta para suas orações e alívio para a alma. Além de todo o benefício espiritual, a abertura do templo teve grande impacto na comunidade, trazendo benfeitorias como mais segurança, nova iluminação pública, mais linhas de ônibus e a abertura de novos negócios na região”, destaca.

Um marco

A Pedra Fundamental foi lançada no lugar da futura Catedral em 5 de julho de 1997, durante um evento realizado pelo Bispo Edir Macedo com a presença de uma multidão de fiéis. A Catedral da Fé, uma das primeiras sedes da Universal, foi inaugurada em 15 de agosto de 1999. O evento marcou época e foi destaque na imprensa devido à sua grandiosidade e ao projeto arquitetônico. O local tem mais de 77 mil metros quadrados de área total construída, com capacidade para 9.709 pessoas, e dispõe de uma igreja auxiliar com capacidade para 1.800 pessoas. Atualmente, conta com 1.265 obreiros voluntários e cerca de 16 mil membros ativos.

Jubileu de prata da Catedral da Fé em Del CastilhoO Altar

Local de encontro com Deus, o Altar tem como destaque a frase “Santidade ao Senhor”, que significa ser santificado, consagrado ou separado do mundo. O espaço tem uma estrutura com várias hastes, simbolizando a árvore da vida no centro do Santuário. “As hastes são os ramos que vão por toda a estrutura do teto e das poltronas, que representam os frutos, as almas. O Senhor Jesus é a Videira e nós, os ramos. Sem Ele, não podemos fazer nada, não podemos sustentar nada. Assim, o mais importante é permanecer nEle, ligado ao Tronco, recebendo a seiva que dá a vida, para produzir frutos”, explica o Bispo.

Outro destaque da Catedral é o Centro Cultural Jerusalém (CCJ), um importante ponto turístico da cidade que tem como proposta a difusão da história da cidade Santa. O local abriga como exposição permanente uma maquete (réplica) de Jerusalém no século 1 d.C. feita com pedras brancas trazidas de Israel.

A Catedral conta com a Escola Bíblica Infantil (EBI), que tem 16 salas e capacidade para atender 500 crianças. Há ainda um aquário, o Jardim Bíblico e estacionamento. Já o primeiro andar do Santuário conta a história da Universal.

Jubileu de prata da Catedral da Fé em Del CastilhoReinauguração

Quando completou 20 anos, a Catedral passou por uma reforma e foi reinaugurada em 8 de dezembro de 2019 pelo Bispo Edir Macedo. Os reparos incluíram a substituição de materiais e a inclusão de tecnologias arquitetônicas, com melhorias como forro e lambris acústicos, sistema digital de sonorização moderno, iluminação e painéis de LED, e de automação para controle de iluminação,
áudio e vídeo.

Mãe espiritual

Entre os milhares de membros da Catedral está a babá Maria Adriana de Souza Silva, de 39 anos. Ela pode ser considerada uma prata da casa, pois, quando ainda era criança, esteve presente no lançamento da Pedra Fundamental, na companhia da mãe. “Lembro que chegamos cedo e estava um sol muito forte. Também estive na inauguração e, anos depois, na reinauguração, cada momento foi especial. Aqui tive meu encontro com Deus, me casei, e sirvo como obreira ao lado do meu marido há 22 anos. A Catedral é como uma mãe espiritual onde sou muito
feliz”, afirma.

Programação especial

A manhã do domingo, 11 de agosto, foi marcada pelo início dos cinco dias de celebração pelos 25 anos da Catedral. Conduzida pelo Bispo Jadson Santos, a Concentração de Fé e Milagres reuniu milhares de pessoas, que lotaram o Santuário e
a igreja auxiliar.

Durante o encontro, o Bispo falou sobre a eternidade da alma e lembrou que todo o bem acumulado em vida é perdido quando a alma passa para a eternidade. Por isso, deve-se cuidar dela a fim de que passe a eternidade ao lado de Deus. “Cedo ou tarde, a nossa vida vai passar, por isso, escolha onde você passará sua eternidade”, alertou.

Com base em Mateus 6.22-23, o Bispo Jadson destacou que os olhos são a candeia do corpo e que o verdadeiro cristão olha para as demais pessoas com bons olhos, pois obedecer a Palavra inclui ser misericordioso e bondoso no olhar. “Olhos maus lhe fazem enxergar o mal nos outros e lhe impedem de enxergar a própria alma”, orientou.

Participe

Se você mora no Rio de Janeiro, participe dos dois últimos dias da semana comemorativa e seja abençoado também. “Mais do que celebrar os 25 anos da Catedral da Fé, nós estamos celebrando a transformação de vidas que acontece neste lugar, que é um pronto-socorro espiritual para que a Palavra do Senhor Jesus se cumpra na vida dos que O buscam”, destaca o Bispo Gonçalves. “Todos aqueles que O invocam com sinceridade encontram alívio para a sua alma e, mais do que algo imediato, encontram também o caminho que leva à vida e à Salvação eterna”, conclui. Confira aqui a programação especial.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Cedidas