“Meu marido é muito dado com as mulheres”
Durante o programa Escola do Amor Responde, a aluna Renata, de 40 anos, disse que está casada há 16 anos e que o casal tem dois filhos. O problema, segundo ela, é que o marido é muito dado com as mulheres na rua. Renata reclamou que ele dá toda a atenção que deveria dar a ela a outras. Confira os conselhos dos professores Renato e Cristiane Cardoso.
RENATA: Eu tenho 40 anos, sou casada há 16 anos e tenho dois filhos. Meu marido é muito dado com as mulheres na rua e dá para elas toda a atenção que deveria dar para mim. Ele é sempre muito atencioso e, se as mulheres ligam, ele passa vários minutos conversando. Ele já me traiu e o peguei em muitas mentiras e meias verdades. Recentemente, eu soube que ele conheceu uma jovem, saiu com ela duas vezes e a levou a um restaurante. Ele me falou que foi só amizade e que estava dando conselho para ela, mas eu cansei e falei para ele que eu não queria mais continuar o relacionamento. Ele me pediu uma chance e disse que mudaria em seis meses e daria mais valor para a família. Ele continua morando aqui em casa, mas não estamos tendo intimidade. Ele está fazendo de tudo para chamar a minha atenção, mas eu vou me manter nesse propósito dos seis meses. Por favor, me ajudem.
RENATO: ele está pagando penitência de tempo? É isso que parece. A questão não são os seis meses. Seu marido gosta da atenção feminina e você está lutando pela relação. Ele reconheceu o problema dele? Infelizmente, pessoas com esse tipo de problema só mudam quando realmente perdem algo importante. Elas têm de perder, porque esse é um problema de caráter, de raiz. Seu marido tem problemas sérios, provavelmente originados na infância dele, e ele só vai sentir a necessidade de solucionar a questão quando não tiver mais a família e a esposa. Nesse momento, ele não está perdendo nada, pois continua com você em casa. Esses seis meses não vão levá- lo a buscar ajuda.
CRISTIANE: seu marido está ganhando tempo, pois não adianta nada só falar. A promessa de mudança dele não é prova. Ele sempre mentiu para você nesses anos todos de casamento. Ele trai, mente e sai com outras mulheres. Ele só vai sentir necessidade de mudar quando você o deixar. Ele não está tendo sexo, mas o resto ele tem em casa. Ele não está sentindo o problema na pele.
RENATO: mas preste atenção: o que você precisa fazê-lo enxergar? Ele tem que reconhecer o real problema dele. E o que isso significa? Significa que ele tem que confrontar quem ele é, sem se esconder. Entretanto talvez ele pense coisas como: “eu tenho uma esposa chata, que pega no meu pé e que é ciumenta”, ou “esse é o meu jeito, eu sou simpático com as mulheres, eu nasci assim”. Em outras palavras, seu marido ainda não enxergou o real problema dele, que é gostar da atenção das mulheres e não se contentar com uma só. Ele quer uma mulher oficial e quer outras também, especialmente as mais novas. O problema dele é feio, causa vergonha, por isso ele não quer confrontá-lo. Mas se ele não reconhecer quão horrível é o problema e não decidir mudar na raiz, a situação não vai ter jeito e vai custar a família dele. Ele vai perder. Mudança real é de espírito para espírito: somente quando ele nascer de novo a mudança será verdadeira.
CRISTIANE: Renata, você precisa ser mais proativa quanto ao que está enfrentando. Procure a Terapia do Amor na Universal de sua cidade e vá com seu marido. Você sabe que não adianta só falar, a mudança tem que acontecer na prática.
RENATO: você tem que ser firme, mas não deve brigar ou fazer drama. Nós sabemos que é difícil manter essa postura, por isso você precisa de ajuda. Vá à Universal mais perto de você e comece o tratamento de transformação na Terapia do Amor, que ocorre às quintas-feiras. Só assim você vai conseguir salvar o seu casamento.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!