thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO SER FORTE E NUNCA SE RENDER

A força não é fruto do acaso, mas uma escolha todos os dias de não se render à fraqueza. Por isso, aprenda da forma certa a ser forte e nunca se render

Quando nós olhamos a vida de um dos maiores heróis da fé, o apóstolo Paulo, é impossível não sermos inspirados. E eu falo, especialmente, com você que está cansado, desanimado. Você, que se pergunta: “será que vale a pena?”

Está escrito: “E vós sabeis que primeiro vos anunciei o Evangelho estando em fraqueza da carne (Gálatas 4:13-15).

Mesmo enfermo, Paulo não se desviou da sua missão. Ele foi à Galácia e pregou o Evangelho. Nós também sabemos que quase um terço do Novo Testamento foi escrito por Paulo por causa de suas prisões. Além disso, demorou um tempo para ele ter sido aceito, porque alguns dos cristãos não acreditavam na conversão dele. Ele chegou a ser fugitivo, foi acorrentado depois de levar uma surra, teve de enfrentar coisas inimagináveis.

Então, por que você está querendo se entregar? Uma das grandes características de um vencedor é que ele não se entrega. Essa força que estava em Paulo precisa estar dentro de nós. Mas isso não depende só de Deus, porque, se dependesse somente dEle, todos seriam fortes. Na Bíblia, Paulo foi abandonado por alguns discípulos que não aguentaram; eram pessoas que, provavelmente, tinham o Espírito Santo, mas o Espírito Santo está sujeito ao espírito humano; então, se o espírito da pessoa é mole, fraco, Deus fica travado, porque Ele respeita a pessoa.

Assim, se você quer vencer como este exemplo magnífico que temos de Paulo, que mesmo doente pregou o Evangelho, você tem que compreender isso. Se ele tinha essa força, nós a temos também. Essa força não tem a ver com músculos, com capacidade, tem a ver com uma escolha. Se você não escolher ser forte, a alternativa é escolher ser fraco. O que você prefere? Você decide.

Sim, a vida nos apresenta situações que não esperamos. Quantas vezes fizemos o bem e veio uma tempestade que levou tudo embora? Isso faz parte da vida. Mas, quando essas coisas acontecem, nós temos a escolha de ficarmos no chão derrotados ou de pensarmos: “apesar de mais essa, eu vou erguer a cabeça e seguir em frente; eu vou lutar mais um round“.

Em Apocalipse, as cartas às sete igrejas, que representam os que creem, dizem: “ao vencedor”. Os vencedores são os que vencem suas dores, o cansaço, as feras, os inimigos, as apunhaladas pelas costas. Eles vencem porque Aquele que está neles vence o mundo inteiro. E, assim, nós vamos chegar ao Céu.

Graças a Deus, quando abrimos as Escrituras todas as manhãs para lermos, somos presenteados com as palavras do Deus Vivo, pelas bocas de Seus servos, que nos fortalecem e nos renovam.

Acompanhe a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso