Entrelinhas debateu o tema religiosidade
Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 25 de agosto, e saiba mais
No programa Entrelinhas do dia 25 de agosto, o Bispo Renato Cardoso e o Bispo Adilson Silva falaram sobre religiosidade.
A pesquisa “Global Religion” mostrou que quase nove em cada 10 brasileiros (89%) dizem acreditar em Deus. A crença em um poder superior também coloca o Brasil no topo do ranking de 26 países. Ainda segundo a pesquisa, 76% dos brasileiros dizem que seguem algum tipo de religião. 90% acreditam que Deus ou forças maiores os permitem superar crises, conflitos, desastres e doenças.
Mas o sentido da fé vai muito além do que dizem as pesquisas. No início do programa, Bispo Renato explicou mais sobre este tema.
- “Qualquer nação do mundo, qualquer cultura, onde você for, ao longo da história da humanidade, você vai encontrar pessoas religiosas, algum tipo de religião. Aqui, a gente ressalta este fato para demonstrar uma coisa. Se a religiosidade é um fenômeno universal, independentemente de cultura, do lugar da pessoa, da época, isso aponta para uma coisa: o ser humano anseia por algo maior do que ele, anseia pelo Divino. Ainda que ele não saiba exatamente o que, não tenha o conhecimento, mas dentro dele algo diz que há alguma coisa maior do que aquilo que a gente vê e toca”, disse.
A sabedoria é justificada pelos seus filhos:
Em seguida, o Bispo Adilson pontuou que embora a maioria afirme que professe a fé, muitos ainda estão vivendo no limite do sofrimento.
- “A gente sabe que a maioria professa a fé (…) Ora, se as pessoas estão tão religiosas e tão ligadas a Deus isso deveria refletir numa sociedade melhor. No entanto, o que a gente vê é justamente o contrário. Porque a cada dia que passa as pessoas estão mais ansiosas, mais depressivas, mais agressivas, mais estressadas. Muitas professam fé em Deus, mas ainda assim estão vivendo nos limites da dor, da miséria, do sofrimento. Então, vem essa pergunta: se as pessoas têm fé, por qual razão essa fé não traz benefícios?”, comentou.
Então, o Bispo Renato citou Lucas 7:35 (‘A sabedoria é justificada por todos os seus filhos’) quando Jesus falou algo que ajuda a entender a questão.
- “Existem muitos sábios e entendidos neste mundo. Assim como existem religiões, existem filósofos, sábios, doutores, muitas pessoas que falam ‘eu sei isso, eu sei aquilo, eu afirmo isso, eu afirmo aquilo’ (…) mas Deus não trouxe religião, Deus trouxe a Sua Palavra e quem quiser reconectar-se com Ele tem que ouvi-La e cumpri-La. E se essa Palavra é a verdadeira sabedoria, então os seus filhos vão prová-La. Aqueles que seguem essa sabedoria, que vivem por ela, vão prová-La. Então, a sabedoria é justificada pelos seus filhos”, observou.
O escape da religiosidade:
Durante o Entrelinhas, a técnica em enfermagem Rosemeire Luvizute e a programadora Dóris Andressa, mãe e filha, contaram a história de vida delas. Por um lado, a fraqueza e o fracasso da religiosidade. Por outro lado, o sucesso da obediência à Palavra.
- Elas relataram como se deu o escape da religiosidade, como foi o verdadeiro encontro com Deus e como Dóris foi curada de uma doença crônica que, aos 10 anos de idade apenas, já a tinha condenado a viver para o resto da vida com aquele sofrimento.
Clique na imagem abaixo e assista ao programa na íntegra:
Aprenda mais sobre a fé inteligente:
Participe de um encontro na Universal e conheça a fé inteligente, a fé que funciona. Nesta quarta-feira, 28 de agosto, acontece a “Santa Ceia do Senhor”. Compareça às 20h, ao Templo de Salomão, localizado na Av. Celso Garcia, 605, no Brás, em São Paulo. Ou clique aqui e encontre também um templo mais perto.