Quebrada City traz arte e reflexão para 700 jovens carentes de São Paulo
Com teatro, dança e palestra, evento em SP será no dia 1º/9; tema “O Recomeço” aborda superação e transformação de vida
No próximo domingo (1º/9), a partir das 13h, cerca de 700 jovens socialmente vulneráveis do estado de São Paulo vão acompanhar a segunda edição do Quebrada City. O evento será na Fábrica de Cultura Parque Belém, zona leste de SP — e reunirá teatro, música, dança e uma palestra com o tema “O Recomeço”. A mensagem será de esperança, superação e mudança de vida.
O programa Universal Socioeducativo (USE), mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, organiza o acontecimento desde a sua primeira edição, em setembro de 2022, quando cerca de 350 adolescentes em risco social participaram. Desta vez, com a expectativa de um público dobrado, a iniciativa também contará com o suporte de 200 voluntários.
A pesquisa de caráter nacional mais recente feita com dados sobre crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil tem dados de 2019 — antes da pandemia de Covid-19. O estudo da ONG Visão Mundial revela que 70 mil menores viviam sem um lar, 51% enfrentavam extrema violação de direitos e 19% dormiam com fome; ainda, 37% declararam ter sofrido alguma violência.
Em São Paulo, um censo realizado em 2022 pela Prefeitura indicou a presença de 3.759 crianças e adolescentes pelas ruas da capital, das quais 16,2% frequentavam abrigos ou casas de acolhimento. A expectativa é que, em todo o Brasil, este quadro tenha piorado nos últimos anos.
Mudança para o bem
O responsável pelo USE no Brasil, Ulisses Gomes, detalha que o público do Quebrada City — O Recomeço será composto por jovens residentes em abrigos assistidos pelo programa social, além de ex-internos de instituições socioeducativas e moradores de ocupações.
Ele explica o objetivo principal neste ano: “Alcançar jovens e adolescentes antes que o crime os alcance. Por este motivo, estamos realizando um evento na linguagem deles, para atrair sua atenção, resgatá-los e mostrar o caminho do recomeço”. Ulisses também indica que serão servidos, em diferentes horários, um café da manhã, almoço e lanches para os presentes.
A peça de teatro, que coloca em debate o tema da superação e do reinício em momentos difíceis, será encenada no Café Concerto: é um espaço dentro da Fábrica de Cultura, com capacidade para 277 pessoas sentadas. O responsável pelo USE no Brasil reforça que a palestra abordará o mesmo tópico — e lembra, por fim, que o Quebrada City ainda terá performances musicais e dança angolana.
Vinilson Ramos, voluntário de 31 anos, colocou seu talento como especialista em marketing online para ajudar a promover a ação. Aqui, ele deixa um convite direto: “Junte-se a nós, pois sua participação pode transformar vidas. Venha, faça parte deste movimento e ajude a espalhar o bem”.
Agenda: Quebrada City — O Recomeço
Dia: 1° de setembro
Horário: a partir das 13h
Local: Fábrica de Cultura Parque Belém — Av. Celso Garcia, 2.231, Belenzinho, São Paulo – SP