thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VOCÊ NUNCA ESTÁ SOZINHO! AINDA HÁ CHANCE

Existem duas pessoas te observando (talvez sejam 3). E uma delas jamais te deixará sozinho e desamparado

“E não há criatura alguma encoberta diante dEle; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele com Quem temos de tratar” (Hebreus 4:13).

Esta é uma das muitas passagens bíblicas que falam sobre Deus ser onisciente e onipresente. Ele sabe de todas as coisas, até mesmo as coisas que guardamos dentro de nós. Ele conhece as nossas intenções, inclinações. É por isso que estamos o tempo todo na presença de, pelo menos, duas pessoas: Deus e nós mesmos. O diabo não é onipresente e a Palavra nos diz que ele nos rodeia como um leão pronto para devorar.

Isso muda a nossa forma de viver, porque nós não crescemos aprendendo a nos comportar dessa forma. Quando criança, se a mãe ou o pai não estivessem em casa, nós sabíamos que poderíamos aprontar. Mas, com eles presentes, nós mudávamos o nosso comportamento. Porém, quando eu tive um encontro com Deus, eu tive a consciência de que toda a minha vida é transparente para Ele. Logo, viver de forma que Ele aprove é a melhor forma de se desviar do mal e não se meter em encrencas. Deus está conosco o tempo todo. E, assim, vigiaremos até os nossos pensamentos. Tenha a consciência disso.

Retomando o versículo, tudo está claríssimo aos olhos dAquele com Quem temos de tratar. Teremos de prestar contas para Ele do que temos vivido. Esta é uma parte do que você precisa saber.

Mas há uma outra parte: Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16). É para você que está precisando da misericórdia de Deus. O “Trono da Graça” representa a presença dEle e isto nos dá a chance de nos aproximarmos dEle. E você pode fazer isso em qualquer lugar. Você pode chegar ao “Trono da Graça” sem intermediários. Você só precisa do Senhor Jesus, que é o único caminho ao Pai. Esta é uma das principais características que Deus tem com o ser humano: a misericórdia.

Ele diz: “[…] Compadecer-Me-ei de quem Me compadecer, e terei misericórdia de quem Eu tiver misericórdia” (Romanos 9:15). É Ele Quem escolhe, é Ele Quem decide. E é por isso que você vê pessoas que fizeram atrocidades e foram perdoadas. A sociedade não perdoa, mas Deus perdoa. Ele deu chance para o rei Manassés, que chegou a queimar os próprios filhos. Mas Ele não teve misericórdia do rei Saul.

Qual é o critério que Deus usa para ser misericordioso com alguém? O que temos visto é que há nessas pessoas a verdadeira humildade e sinceridade. Se houver uma pessoa que reconhece a sua pequenez diante de Deus e que não é uma falsa humilde – que pede uma chance, mas sabe que vai continuar repetindo os erros -, Ele elege demonstrar a Sua misericórdia para com essa pessoa e decide ajudá-la.

Se você quer essa misericórdia e diz “eu só mereço castigo, punição, porque eu errei com Deus e as pessoas; e não sei se Ele vai me perdoar”, o problema não é com você, mas é com aquele que acha que merece alguma coisa. Se Deus lhe der alguma coisa, é puramente pela graça dEle.

Se você deseja expressar essa vontade para Ele, por que não fazer isso agora?

Acompanhe esta mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso