Um símbolo da presença de Deus
Nas Sagradas Escrituras, o azeite de oliva é amplamente usado para cura, libertação e consagração, representando o Espírito Santo
A Bíblia é repleta de simbologias, pois por meio delas são explicados conceitos importantes sobre a fé. Um dos exemplos mais conhecidos é o azeite de oliva. Nas Sagradas Escrituras ele simboliza o Espírito Santo, ou seja, a Presença de Deus. Seu uso era constante nos tempos bíblicos e registros podem ser encontrados tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
O cristalino líquido extraído dos frutos das oliveiras era utilizado no Tabernáculo construído por Moisés para acender as chamas do candelabro, sendo uma representação da Presença de Deus na nossa vida. Era usado também na consagração de sacerdotes, a exemplo de Arão (Levítico 8.10-12), e na consagração de reis, como aconteceu com Davi. Aliás, o registro da unção de Davi (1 Samuel 16.13) mostra que a partir daquele momento o Espírito Santo se apoderou dele.
Contato de fé
Quando o Senhor Jesus enviava os discípulos para pregar o Evangelho, os mesmos utilizavam o óleo como um ponto de contato para promover a fé e inúmeros milagres aconteciam, como descrito: “E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam” (Marcos 6.13).
Posteriormente, o apóstolo Tiago também deixou registrada a seguinte orientação: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados” (Tiago 5.14-15).
Por todas essas referências espirituais, ainda hoje o azeite consagrado é usado não apenas para unção em caso de doenças, mas como um ponto de contato da fé também para a libertação espiritual de oprimidos, para recebimento do Espírito Santo, para solução de causas aparentemente impossíveis, para proteção e, sobretudo, consagrando pessoas e bens a Deus.
Por isso, uma vez ao ano, em todas as Universal, é entregue, gratuitamente, uma porção de azeite consagrado. Neste ano o dia reservado para a Entrega do Sagrado Azeite da Unção é 15 de setembro, o próximo domingo.
O elemento consagrado deve ser usado no dia a dia, não apenas em si mesmo, mas também em pessoas próximas que estejam precisando da intervenção de Deus em sua vida, como aconteceu com o analista administrativo Weslley Freitas, hoje com 27 anos.
Aos 18 anos, ele, que até então tinha uma saúde exemplar, foi diagnosticado com um coágulo no cérebro que precisava ser removido imediatamente. A cirurgia trazia um grande risco, pois os médicos não sabiam com precisão o que encontrariam ao realizá-la em uma parte tão sensível do corpo.
Momentos antes da operação, o pai de Weslley, Donaldo Freitas, empresário de 54 anos, disse para o filho que ungiria a cabeça dele com o óleo consagrado e que o rapaz seria curado. “Na hora eu senti paz para ir à cirurgia e cri naquela oração”, conta o jovem. “Graças a Deus o coágulo estava acima do cérebro e eu não tive nenhuma sequela, já sai da cirurgia acordado e conversando. Os médicos não tinham previsão de recuperação e eu fiquei menos de três dias na unidade de terapia intensiva (UTI). No sétimo dia de internação tive alta médica e estava em casa. Eu creio que Deus agiu no momento da unção e da oração e tudo o que poderia ser ruim foi revertido”.
Já a técnica de enfermagem Cristina de Almeida Barros, de 63 anos, usou o azeite consagrado para buscar um milagre para si mesma. Em 2016, ela foi diagnosticada com um tumor maligno na tireoide. Foi nesse momento que a fé entrou em ação e a resposta veio: “depois deste diagnóstico eu não aceitei a doença no meu corpo. Nesse período eu já conhecia a Palavra de Deus e comecei a usar a fé nas correntes e ungindo o local da enfermidade com o azeite. A cirurgia foi iniciada e, quando os médicos abriram o local, não encontraram mais nada porque o Senhor Jesus já havia me curado”, comemora.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!