Driblando a Fome na Ásia
Eventos nas Filipinas e no Japão auxiliaram milhares de pessoas
Em agosto, a Universal realizou edições do “Driblando a Fome” em dois países asiáticos que nunca haviam recebido o evento.
O primeiro encontro aconteceu no Japão, no dia 15, e reuniu cerca de 2.300 pessoas. Ao todo, seis toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadadas e doadas.
O evento foi organizado pelo grupo Força Jovem Universal (FJU) com apoio do projeto Unisocial EVG e contou com o apoio de 90 voluntários presentes no dia.
O local escolhido para a realização foi o Ginásio Geral Hamakita, conhecido como Arena Verde, na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka. Além do futebol, também houve vôlei e os espectadores puderam assistir a apresentações artísticas como danças e a Banda FJU. O responsável pelo trabalho da Universal no Japão, Bispo Alexandre Teixeira, relata que na ocasião também houve a “apresentação da
Hamamatsu Seirei com o wadaiko, a arte dos tambores japoneses”.
Entre as partidas realizadas, teve destaque a de futebol realizada entre os times do Bispo Randal Junior, responsável pela Universal na Ásia e Oceania, e a seleção formada pelos pastores da Universal. O Bispo Randal Junior também falou ao público presente, realizando o clamor da paz.
Unidos pela fé
Nas Filipinas, o Unisocial – iniciativa que une todos os programas sociais da Universal – realizou o “Driblando a Fome” no dia 18. A ação solidária arrecadou e distribuiu alimentos para os mais necessitados em sete localidades diferentes do país. Ao todo, foram doadas 700 cestas básicas para famílias desprovidas de recursos financeiros.
O evento principal aconteceu no Marikina Sports Complex – ginásio localizado na região metropolitana de Manila, capital do país – e contou com a presença de, aproximadamente, 600 pessoas. A programação incluiu uma animada partida de futebol de salão solidária entre brasileiros e filipinos, além de jogos de basquete. Para completar o entretenimento, foram realizadas apresentações de dança e música ao vivo com a Banda FJU.
Entre os beneficiados, estava Esperlita Maris Gomez, que expressou sua gratidão pelo apoio recebido em um momento crítico, pois sua família está entre as muitas afetadas pelas inundações na região. “É realmente uma grande ajuda para as nossas despesas diárias”, declara ela.
Entre 2000 e 2024, segundo o banco de dados internacional Emergency Events Database (EM-DAT), as Filipinas sofreram com 189 tempestades tropicais, uma média de 7,5 por ano.
Além do amparo social, a ação em Manila também contou com a presença do Bispo Randal Junior, que transmitiu a mensagem de Salvação a todos os presentes. Segundo ele, essa iniciativa foi de grande valor para a população do país, pois “muitas famílias na cidade Marikina sofrem frequentemente devido às enchentes, ficam desabrigadas e chegam a passar fome. Por isso, temos que nos unir para ajudá-los”.
(*) Com informações da UNIcom