Em Berlim: “Torneio de Futebol Solidário” arrecada alimentos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade

Em 2023, aproximadamente 17,7 milhões de pessoas na Alemanha enfrentavam o risco de pobreza ou exclusão social, diz pesquisa

Imagem de capa - Em Berlim: “Torneio de Futebol Solidário” arrecada alimentos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade

Neste sábado (5), ao meio-dia, a Força Jovem Universal (FJU) realizará o “Torneio de Futebol Solidário” no campo esportivo Safe-Hub, em Berlim, capital da Alemanha. O evento, gratuito e aberto ao público, está em sua segunda edição e terá a colaboração de 30 voluntários. Além disso, deve atrair cerca de 300 participantes para a competição esportiva, que também tem como objetivo arrecadar alimentos para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os participantes do “Torneio de Futebol Solidário” estão sendo convidados a doar 1kg de alimento não perecível na entrada do evento. Esses donativos serão posteriormente distribuídos a famílias carentes, e a estimativa é que sejam arrecadados, no mínimo, 500 kg de itens de primeira necessidade.

Em 2023, cerca de 17,7 milhões de pessoas na Alemanha enfrentavam risco de pobreza ou exclusão social, o que representa 21,2% da população. Esses dados foram divulgados pelo Departamento Federal de Estatística (Destatis), com base nos resultados iniciais do inquérito sobre rendimentos e condições de vida da União Europeia (EU-SILC).

A iniciativa busca oferecer não apenas amparo físico, mas também apoio emocional, transmitindo uma mensagem de força e esperança ao público.

“Temos visto no país um crescimento muito grande de doenças relacionadas à saúde mental, especialmente entre os jovens. A desestrutura familiar é um ponto que contribui muito para esse quadro. E por isso, o trabalho da FJU, por meio do projeto Esporte, se faz tão necessário, pois além de darmos à juventude uma oportunidade de desenvolver seus talentos e habilidade, aqui eles encontram uma família”, explica Márcio Hahn, responsável pelo evento.

O torneio terá uma partida de futebol com a participação de oito times de seis cidades diferentes do país. Durante os intervalos dos jogos, haverá uma apresentação de dança dos integrantes do projeto Cultura, além do sorteio de brindes.

O voluntário Aurio Quaresma acredita que a iniciativa terá um impacto muito positivo na vida dos mais carentes. “É uma grande oportunidade não só para ajudarmos o próximo através dos alimentos doados, mas também para passarmos uma tarde agradável com amigos e familiares”.

imagem do author
Colaborador

UNIcom