Farol Libras promove inclusão e acessibilidade para surdos pelo Brasil

Sexta edição ocorrerá no domingo, 15/9, em 55 cidades e deve beneficiar 6 mil; na cidade de São Paulo, evento será às 14h

Imagem de capa - Farol Libras promove inclusão e acessibilidade para surdos pelo Brasil

Neste domingo (15), o Farol Libras retorna para sua sexta edição nacional. O intuito é mobilizar 14 estados e 55 cidades no Brasil para conscientizar cerca de 6 mil pessoas sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e promover a inclusão da comunidade surda na sociedade.

O evento da capital paulista será diante do Shopping Metrô Santa Cruz, a partir das 14h. Já o interior paulista contará com ações nas cidades de Bauru, Guarulhos, Osasco, Sorocaba, Campinas e Cotia. A edição anterior, em abril deste ano, alcançou mais de 1,2 mil pessoas espalhadas por 41 cidades brasileiras.

A iniciativa deste domingo, realizada pelo programa social Libras Universal, contará com o suporte nacional de 420 voluntários. Sua atenção se voltará às regiões movimentadas e locais frequentados pela população em geral — em particular, aos semáforos em avenidas e ruas do Brasil.

Em São Paulo, o farol escolhido fica em frente à entrada principal do Shopping Metrô Santa Cruz, na Rua Domingos de Morais, 2.564, Vila Mariana. Haverá a apresentação de músicas em Libras e a distribuição de 500 panfletos — 6 mil, em todo o Brasil — com o alfabeto manual dos surdos. Ainda na capital paulista, também serão doadas cópias do livro “Autismo: entender é a chave para amar e ajudar”, de Josi Boccoli.

A escolha deste mês para o Farol Libras é apropriada: o Setembro Azul é celebrado para difundir a importância da Língua Brasileira de Sinais, da educação bilíngue de surdos e de seus direitos como cidadãos. E, no mesmo mês, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro.

Consciência e empatia

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10 milhões de cidadãos sofrem de algum grau de deficiência auditiva em território nacional — das quais, 2,7 milhões têm surdez profunda, ou total. Isto significa que 5% da população brasileira é surda, ou uma em cada 20 pessoas.

A responsável pelo Libras Universal no Brasil, Elizia Lucas, analisa a realidade da população surda no país. “A inclusão, apesar de muitos avanços, ainda é insuficiente. Sofremos com a falta de profissionais que tenham conhecimento da língua de sinais”, comenta.

Neste sentido, ela destaca o papel do Farol Libras — e do programa social: “Possibilitamos, por exemplo, a acessibilidade em 124 templos da Universal, que contam com tradutores e intérpretes de Libras pelo Brasil e 34 apenas em São Paulo”.

Everaldo Santana já foi voluntário na iniciativa. O segurança de 55 anos considerou a vivência muito gratificante: “Ao participar, sinto que estou contribuindo. E é uma forma de chamar a atenção da sociedade e dos governantes para a causa”.

A estudante Giulia Martins, de 18 anos, é surda e esteve presente ao evento anterior: “Foi importante encontrar os voluntários. Eles mostraram a relevância de se comunicar conosco utilizando Libras e divulgaram o apoio que oferecem a surdos e seus familiares, por exemplo, no Templo de Salomão”.

Agenda: Farol Libras | São Paulo, SP

Dia: 15/9

Hora: a partir das 14h

Local: Shopping Metrô Santa Cruz, no farol diante da entrada principal — Rua Domingos de Morais, 2.564 — Vila Mariana, São Paulo, SP

 

 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: Cedida