Batismo nas águas: o começo de uma nova vida

Entenda por que essa cerimônia é o marco inicial para quem deseja nascer de novo

Imagem de capa - Batismo nas águas: o começo de uma nova vida

“Você aceita o Senhor Jesus como seu Único e Suficiente Salvador?” Essa é a pergunta que o pastor faz à pessoa no batistério momentos antes dela ser mergulhada nas águas. A cerimônia configura a decisão de quem creu no Evangelho que diz “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16.16) e é uma das principais afirmações do cristianismo.

O Batismo nas Águas representa o sepultamento da velha criatura. A pessoa decide viver uma vida de acordo com a Palavra de Deus, se arrepende dos erros que cometeu até ali e resolve não ser mais aquela pessoa. Ao ser mergulhada nas águas batismais, é como se ela estivesse enterrando quem era e, ao emergir das águas, ela renasce para uma nova vida, agora com o Senhor Jesus. “As coisas velhas passaram e tudo se fez novo”, destaca o Bispo Danilo Sgambatti, responsável pelo Batismo na Universal.

Mas para reconhecer os próprios pecados e decidir deixá-los é preciso ter a consciência desses maus atos e, por isso, a Bíblia não fala de batismo de crianças. Afinal, elas não têm entendimento sobre o assunto. O Próprio Senhor Jesus, mesmo sem ter pecado, para deixar o exemplo, foi batizado aos 33 anos. “Ele deu o exemplo de que para que a pessoa se encontre com Deus, ela realmente tem que nascer de novo. A velha criatura não consegue”, explica o Bispo.

E se engana quem pensa que apenas quem tenha cometido erros grotescos carece de arrependimento e do Batismo nas Águas, como esclarece o Bispo Danilo: “a Palavra de Deus diz que ‘não há um justo sequer. Todos pecaram’ (Romanos 3.10-12) e não existe ‘pecadinho’ ou ‘pecadão’, existe pecado. Às vezes, as pessoas dizem ‘eu não fiz nada de errado, sou uma pessoa boa’, mas, só por não ter o Senhor Jesus, já está em pecado. Elas não estão reconhecendo que Ele é o Senhor da nossa vida”.

O principal no batismo

Batismo nas águas: o começo de uma nova vidaNa Universal, não é necessário fazer um curso preparatório para o Batismo. Mas há algo indispensável na conduta da pessoa que deseja descer às águas: o arrependimento. A pessoa tem que reconhecer o seu pecado e confessá-lo (para Deus). A partir daí, ela não pode voltar a praticá-lo, pois passa a odiar o pecado, visto que ele a separa do Seu Criador. E essa é uma atitude pessoal e intransferível. “Nós pregamos ‘quem crê e for batizado será salvo’, mas a base é o arrependimento. Como o apóstolo Pedro disse: ‘arrependei-vos e sede batizados’ (Atos 2.38). O arrependimento é tudo. Quando a pessoa se arrepende mesmo, o Próprio Deus manifesta nela o dom do arrependimento, que confirma: ‘Estou contigo. Está perdoada’”, enfatiza.

Então, se há um verdadeiro arrependimento e a decisão de ser batizada, a pessoa se dirige ao pastor da igreja e ele vai orientá-la antes da cerimônia. No dia do Batismo, ela precisa levar uma troca de roupa, pois se molhará completamente. Para aquelas que estão impossibilitadas de ser mergulhadas no batistério, principalmente por questões de saúde, é feito o batismo por aspersão. A água é aspergida sobre a cabeça da pessoa e o procedimento tem o mesmo valor.

Embora não seja necessário fazer um curso para se batizar, após o batismo a pessoa participa de um avivamento, todas as quartas-feiras, para aprender sobre a fé que decidiu abraçar. No curso para recém-batizados, é realizado um estudo aprofundado dos dez passos rumo à Salvação, extraídos do livro Nos Passos de Jesus, escrito pelo Bispo Edir Macedo. Em média são dez encontros, mas a pessoa pode continuar a frequentá-lo, se desejar. O objetivo desses encontros, além dos ensinamentos para a nova vida, é conduzir a pessoa ao próximo passo: o Batismo com o Espírito Santo. Este é o Próprio Senhor Jesus Quem realiza na vida de uma pessoa, selando-a com a Sua Presença e confirmando a entrega da vida que ela fez ao se batizar. A partir disso é que a pessoa está apta a ajudar espiritualmente outras pessoas por meio do trabalho voluntário nos grupos.

O Bispo Danilo descreve as aulas como um “pegar nas mãos” e ensinar os primeiros passos: “quando uma pessoa se batiza é como o nascimento de uma criança. Por isso a escolha do livro Nos Passos de Jesus, pois ela ainda não sabe o que fazer, é preciso conduzi-la, alimentá-la com a Palavra de Deus, mostrar o que realmente significa nascer de novo e que ela pertence a Deus agora. As orientações levam a pessoa a se fortalecer e abrem espaço para o Espírito Santo”, finaliza.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Demétrio Koch e Reprodução