thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

PACIÊNCIA!

Você não quer ouvir, mas eu preciso falar!

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hebreus 10:36).

“Paciência” é uma virtude em falta na maioria de nós. Cada dia que passa neste mundo acelerado, de tudo rápido, a paciência tem saído de moda. As pessoas buscam virtudes como coragem, ousadia, força, prudência e inteligência. Há muitas virtudes que são mais atraentes e, portanto, mais desejáveis de se buscar. Quem quer ouvir em uma fila: “tenha paciência”? Você quer ver aquela fila andando.

E por não buscarmos a paciência, temos que aprender na força. É um fato que, na vida, quase nada alcançamos na hora e do jeito que queremos. Todo pai e mãe sabe que se fizerem tudo o que o filho quer, não será bom. Isso vai treinar mal aquela criança. Então, é melhor que a gente aprenda a desenvolver a paciência pelo bem. Ou seja, entender que isso faz parte do processo e que as coisas não acontecerão na hora que a gente quer. Isso será para o nosso próprio bem. A bênção antes do tempo se torna em maldição.

Quando o povo de Israel foi tomar posse da Terra Prometida, Deus os avisou: “vocês não vão poder expulsar todas as nações de uma só vez, porque, assim, vocês não vão ter condições de administrar a terra”. E Josué passou a vida toda dele lutando. Ele morreu e não terminou de conquistar. Esses exemplos são deixados nas Escrituras para que tenhamos entendimento.

Toda vez que você deixar a ansiedade tomar conta de você, ela só vai prolongar a sua espera. Você queria um relacionamento, alguém que fosse lhe amar, mas, ao pular todas as etapas e ter ido para a cama com alguém, você atrasou tudo.

A paciência, que é o oposto da ansiedade, é a virtude que temos de buscar. Você não vai conseguir economizar cem reais neste mês e no mês que vem já ter uma fortuna. Você vai ter que se reeducar, mudar o comportamento e persistir na mudança. Não espere ir para a academia hoje e acordar amanhã cheio de músculos.

Se você reconhece que precisa de mais paciência, peça-a para Deus. Eu quero ver cumprir a palavra: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas […]” (Eclesiastes 7:8). O início é difícil, mas o fim tem o sabor da vitória. Permaneça fazendo a vontade de Deus.

Medite nisto e assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso