O caos climático causado pelo descaso político está te matando
Saiba exatamente como as queimadas impactam sua vida agora e no futuro e o que fazer para se proteger
As queimadas no Brasil são noticiadas diariamente e têm causado espanto e problemas na vida dos brasileiros. A explicação para isso é que elas não afetam só a fauna e a flora, mas também diretamente a saúde do ser humano.
O tempo seco que atinge o Brasil nos últimos meses agravou a situação, mas décadas de descaso e de ataques à natureza brasileira causaram o cenário que estamos vivendo hoje, assim como a falta de comprometimento com a proteção ambiental por parte do governo – inclusive do atual, que foi eleito justamente com a bandeira de preservação ambiental – e sua demora em reagir com eficácia. Outro responsável pela realidade que vivemos atualmente mos é o silêncio de quem outrora defendeu essa causa, cuja pressão incentivaria o governo a atuar melhor.
As queimadas podem ocorrer de modo natural ou, o que é mais comum, por conta da ação humana e foi a conduta de algumas pessoas que levou o País a viver o atual estado de apreensão e de alerta.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 159 mil focos de calor foram registrados neste ano, o que representa aumento de 100%, em comparação aos dados do mesmo período em 2023. A Amazônia é a região mais afetada, concentrando 49% das áreas atingidas pelo fogo. Na sequência, figuram o cerrado (30,5%), a Mata Atlântica (13,2%), o Pantanal (5,4%) e a caatinga (1,9%).
A IQAir, empresa suíça de tecnologia que mede a qualidade do ar, afirma que as queimadas estão poluindo cidades do País inteiro. Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP) são as capitais mais atingidas – e esta última liderou o ranking com a pior qualidade do ar do mundo no início de setembro.
Queimando sua vida
O pneumologista Gunther Kissmann explica que “a fumaça de queimadas é cheia de partículas finas e gases tóxicos que entram nos pulmões e causam inflamação e irritação. Isso dificulta a respiração e pode piorar doenças como asma, bronquite e outras condições crônicas. A exposição contínua a ela pode até levar a problemas respiratórios mais graves”.
Há dados que mostram que o ar das queimadas pode afetar o sistema nervoso central, prejudicar o desenvolvimento cerebral e cognitivo e causar ansiedade. Leia como se proteger dessa realidade no
infográfico abaixo.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!