“Ele é muito caseiro e não gosta de sair de casa”

Imagem de capa - “Ele é muito caseiro e não gosta de sair de casa”

No programa Escola do Amor Responde, a aluna Carla, de 19 anos, contou que está noiva de um rapaz de 24 anos. Os dois estão juntos há pouco mais de um ano e o casamento está marcado para acontecer em breve. Porém, eles sempre se desentendem pelo mesmo motivo. A questão é que o rapaz é muito caseiro, não gosta de sair de casa, e isso deixa Carla muito irritada. Ela até tentou fazer um acordo com ele para que saiam esporadicamente, mas ele não aceitou. Ela confidenciou que tem medo que esse problema se torne maior depois do casamento. Confira os conselhos que os professores Renato e Cristiane Cardoso deram a ela.

CARLA – Tenho 19 anos e meu noivo, 24. Estamos juntos há mais de um ano e noivamos há dois meses. Meu casamento está marcado para daqui a três meses. Sempre nos desentendemos pelo mesmo motivo: ele é muito caseiro, não gosta de sair de casa, e isso me irrita muito. Até quando quer comer algo diferente, ele pede para entregar em casa. Eu já tentei fazer um acordo para que saíssemos um final de semana sim, outro não, mas ele não aceitou. Já propus também que ficássemos dois finais de semana em casa e saíssemos um, mas ele diz que namoro sério se vive em casa e não na rua. Eu não concordo, pois não quero ir a baladas, mas ao cinema, como casais normais fazem. Tenho medo desse problema aumentar depois do casamento. Será que estou sendo chata por querer sair?

CRISTIANE – Carla, o que seria melhor: sair e não tê-lo na sua vida ou tê-lo e não sair? A chance dele mudar no futuro é grande. Agora, você está fazendo disso uma diferença de opinião, mas ele tem o direito de ser caseiro. Isso não é errado. Ele não a trai e não a maltrata, apenas gosta de ficar em casa. Você está tentando impor o seu jeito. Se você vai se casar com ele, aceite que ele é caseiro. Não espere sair toda semana ou todo mês. Ele já disse que não quer sair de casa. Não há fórmula para você mudar o seu noivo.

RENATO – Ou você aceita que ele é assim, ou, se isso a perturba demais, não se case. A alternativa é não se casar.

CRISTIANE – Eu acho que isso não deveria perturbá-la tanto. Falo isso por experiência: quando me casei, eu também pensava assim. Mas o Renato me enganou bem, porque antes do casamento ele me levava para passear. Depois que nos casamos, ele parou de me levar. Fiz disso um problema e hoje vejo que não tinha necessidade. Muitas vezes, ficamos com a expectativa de que o marido tem que levar a esposa para sair. Entretanto o casamento é muito mais importante do que passear ou jantar fora. Há muitas outras coisas que vocês podem fazer em casa e a chance dele mudar é grande, porque, quando você cede, a outra pessoa também cede. Esse é o truque que usei com o Renato. Ele é caseiro, mas quando saímos, é porque ele quer me fazer feliz, não porque implorei ou fiz algum trato. Não acho que isso seria motivo para terminar o noivado, pois não é errado ele ser assim.

RENATO – Esse é o jeito dele. E não é errado você querer sair. Errado é achar que é muito importante sair porque outros casais normais fazem isso.

CRISTIANE – Muitas vezes, comparamos nosso relacionamento com o de outros. Antigamente, não havia cinema nem muitos restaurantes. Como as esposas lidavam com isso?

RENATO – Comparações geram frustrações. Se você quer fazer o relacionamento funcionar, terá que aprender a conviver com ele desse jeito. A chance de vocês se acertarem mais tarde é grande e pode ser que ele queira sair mais no futuro. Porém, se para você é imprescindível sair todo fim de semana, meu conselho é que não se case, porque você não será feliz e ele também não será. Esse é um motivo bobo para não se casar, mas, se for tão importante para você, não se case.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: MaFelipe/GettyImages