Dependência emocional em uma relação

O tema foi debatido pelos apresentadores Renato e Cristiane Cardoso no The Love School exibido no último sábado (10)

Imagem de capa - Dependência emocional em uma relação

No The Love School – Escola do Amor exibido no último sábado (10), os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso abordaram as dificuldades de um relacionamento quando existe dependência emocional de um dos parceiros.

O que diz especialista:

De acordo com a psicóloga Gisela Castanho, quem vive uma relação de dependência emocional com o parceiro tende a ter um sofrimento ainda maior em caso de rompimento.

  • Nessa relação de dependência é meio assim, “eu só existo se você olha para mim, “eu só tenho valor se você me valoriza”, “se você vai embora eu vou cair no vazio”. “Aí sim pode haver um sofrimento psíquico forte, alguma doença mental que precisa de acompanhamento”, destacou a psicóloga.

Aprenda a se relacionar:

Cristiane destaca que para entrar em um relacionamento é preciso aprender a se relacionar, da mesma forma que é preciso aprender a dirigir para guiar um automóvel.

Renato, por sua vez, ressalta a importância de investir numa pessoa que tem a cabeça boa, aberta para aprender, porque relacionamento é fruto de inteligência, não de sentimento.

  • “Quando você investe numa pessoa que tem a cabeça errada, que se recusa a mudar, não importa quantas coisas boas você faça você vai ver esses esforços desperdiçados”, avisa.

Autoanálise:

Além disso, o apresentador destaca a importância de olhar para dentro de si e identificar os próprios erros para não os repetir num novo relacionamento, porque se não houver mudança você irá estragar o relacionamento mesmo que a outra pessoa seja maravilhosa.

Segundo Cristiane, a pessoa que é dependente emocionalmente comete um erro grave ao pensar que é a vítima. “Porque ela coloca toda a sua atenção naquela pessoa, tudo que faz é para ela, então, ela se torna uma pessoa ‘chiclete’, chata. Ou seja, você está literalmente estragando o relacionamento”, afirma Cristiane.

Inimigo do relacionamento:

Para Renato, o grande inimigo dos relacionamentos são os raciocínios falhos. “Casamentos terminam por causa de ideias erradas, do tipo: ‘eu sou homem, tenho que mandar’; ‘homem não manda em mim’; ‘meu dinheiro, seu dinheiro’. Esses pensamentos errados destroem os casamentos”, alerta.

Por fim, o apresentador ensina: “Relacionamento é negociação, é ceder, se você não aprender a fazer isso não terá sucesso em nenhum relacionamento”.

Acompanhe abaixo o programa na íntegra:

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: IStock