thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

AS 10 COISAS MAIS SAGRADAS

Quando perdemos a noção do sagrado, nos distanciamos de Deus. Ele instituiu coisas sagradas para que por meio delas venhamos nos aproximar d'Ele e entender melhor quem Ele é. Descubra no vídeo essas 10 coisas mais sagradas e considere-as a partir de hoje

Quando você avalia as Escrituras, você entende que Deus apontou algumas coisas como sagradas. O significado de “santo” é “separado para o propósito Divino”. São coisas físicas, que podemos tocar e conhecer.

Podemos considerar que há coisas santíssimas. Se formos colocar em uma pirâmide, no topo ficaria o próprio Deus, que é Santo (como os anjos dizem em Apocalipse 4:8).

Quando Ele instruiu sobre a construção do Tabernáculo, vemos que Ele idealizou um local chamado “Santo dos Santos”, que era onde ficava a Arca da Aliança, que, por sua vez, era a representação do próprio Deus.

Também temos o Espírito Santo, que é o Espírito de Deus (há muitos espíritos, mas só um é Santo).

Igualmente, temos a Bíblia Sagrada, que é a Palavra que Ele deixou para Se revelar ao ser humano. Quando Deus quis Se revelar para o ser humano, Ele não veio em uma imagem, porque Ele não quer ser adorado pelos sentidos, mas pelo espírito (entendimento) da pessoa. Deus quer ser adorado por pessoas que pensam. Infelizmente, há seres humanos que são inteligentes para muitas coisas, mas são analfabetos espirituais, porque não querem ser educados pela Santa Palavra de Deus. Acreditam no guru da internet, no livro best-seller, mas não creem na Palavra de Deus.

O Nome do Senhor Jesus também é sagrado. Nos Dez Mandamentos, descobrimos que não podemos usar o Nome de Deus em vão (Êxodo 20:7).

A vida também é sagrada. É por isso que matar é um pecado capital (Êxodo 20:13). Tem que haver um respeito pela vida, mas, hoje em dia, ela se tornou uma coisa qualquer (vemos isso desde os abortos, aos assaltos e governos que não se importam com a vida das pessoas).

E o que dizer do casamento? “Digno de honra entre todos seja o matrimônio”, dizem as Escrituras (Hebreus 13:4). Mas as pessoas não querem se casar, foi algo banalizado.

O mundo vem jogando na lama as coisas que Deus declarou como sagradas nas Escrituras. Porque, se nada para mim é sagrado, logo, eu perco a noção de Deus.

Por que Ele apontou certas coisas como sagradas? É para que eu, ser humano, que não posso vê-Lo, venha respeitá-Lo com atitudes. Deus quer a nossa honra, mas como eu posso respeitar Quem eu não vejo? “Respeitar” significa “olhar com consideração”. Então, Deus deixou certas coisas físicas neste mundo para que o ser humano, praticando-as, possa respeitá-Lo.

Por exemplo, a família é sagrada porque representa Deus. Eu respeito o meu pai e a minha mãe, porque eles representam Deus. Eu respeito a minha esposa, porque ela representa Deus para mim. A família sagrada me ensina a respeitar a Deus.

O Altar também é sagrado. Dos poucos que querem se casar, hoje, muitos não querem se casar no Altar. Alguns escolhem ir para um lugar exótico: praia ou montanha (para sair bem na foto e fazer sucesso nas redes sociais). E não é de se surpreender que muitos casais se divorciem rapidamente.

Se você perdeu a noção do sagrado na sua vida, certamente, você se distanciou de Deus, porque o sagrado nos ensina a servi-Lo. Se a sua relação com o sagrado é inexistente, a sua relação com Deus é inexistente, porque é impossível nos relacionarmos com Ele e não termos respeito pelas coisas sagradas. Avalie isto, porque pode ser um diagnóstico da sua atual situação.

Pense: como você vai se relacionar com as coisas sagradas?

Assista, no vídeo acima, a mensagem completa.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso