Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Estima-se que, apenas neste ano, mais de 70 mil novos casos sejam diagnosticados no País. É preciso desmistificá-la

Imagem de capa - Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Todos os anos milhões de reais são destinados ao tratamento do câncer no Brasil, afinal de contas, a Lei 12.732, de 2012, rege que o primeiro tratamento de pacientes com neoplasias malignas comprovadas deve ser iniciado gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em até 60 dias. E, ainda assim, dados do Ministério da Saúde revelam que um homem morre a cada 38 minutos no País em decorrência do câncer de próstata, um dado alarmante se levarmos em consideração que a doença tem tratamento.

Mas qual é a causa de tamanha mortalidade? “A alta taxa de mortalidade pode estar associada ao diagnóstico tardio e à agressividade do câncer em alguns casos. E a taxa de sobrevivência varia, mas muitos casos são indolentes (se desenvolvem lentamente e não se espalham para outros tecidos) e os homens vão ‘morrer com o câncer, mas não pelo câncer’”, explica Rodrigo Wilson Andrade, urologista do Hospital Albert Sabin (HAS).

Não existe uma fórmula mágica que garanta que o câncer não se desenvolva, mas há iniciativas que contribuem para a prevenção, como manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, evitar o tabagismo e controlar o peso. Adotar tais hábitos é essencial, pois o câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna mais frequente entre os homens – a primeira é o câncer de pele.

Segundo o Radar do Câncer, 99,1% dos pacientes iniciaram seu tratamento acima dos 50 anos, enquanto a taxa de mortalidade está em 22%, com os óbitos precoces acontecendo entre os homens de 30 a 69 anos.

Eduardo Tanaka, urologista do Hospital Japonês Santa Cruz, ressalta que o impacto do câncer na vida do paciente depende do estágio do tumor e, por isso, “detectar o câncer de próstata precocemente pode salvar vidas, pois o tratamento é mais eficaz antes que a doença se espalhe. Quanto mais cedo o tumor for encontrado, maiores são as chances de cura e menores as chances de complicações mais sérias”.

Então, se consulte com um urologista regularmente, faça os exames e siga as recomendações médicas.
Assim, qualquer possível problema em sua saúde será diagnosticado rapidamente e seus prognósticos serão os melhores possíveis.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Arte: Edi Edson