“Estou tendo um caso com um homem de 33 anos de idade”
Durante o programa Escola do Amor Responde, Franciele, de 20 anos, contou que está tendo um caso com um homem mais velho. Ela gostou muito do tipo de pessoa que ele é, mas, pelo que ouviu, ele tem uma
ex-companheira problemática. Além disso, ele tem três filhos com a ex e isso a deixa em dúvida se deve seguir com o relacionamento ou não. Franciele afirmou que nunca quis se relacionar com alguém que tivesse filhos, pois acredita que muitas mães podem atrapalhar o relacionamento. Confira os conselhos que os professores Renato e Cristiane Cardoso deram a ela.
FRANCIELE – Tenho 20 anos e estou tendo um caso com um homem de 33 anos. Ele é o tipo de pessoa que eu sempre quis ter ao meu lado, mas ele tem uma ex que é problemática. Os dois têm três filhos juntos. Por isso, sei que, querendo ou não, ela sempre vai estar perto dele. Isso me deixa em dúvida se devo seguir com esse relacionamento ou não, pois eu nunca quis me relacionar com alguém que tivesse filhos. Eu não acho que teria problemas com as crianças, porém sei que existem muitas mães que gostam de perturbar o relacionamento do ex. Apesar disso, hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas sem filhos.
RENATO – Você já começou errado, né, Franciele? Você está tendo um caso e isso não é uma coisa legal. O que é um caso? É algo informal, errado, não é oficial, não é uma coisa acertada entre os dois. Está rolando algo físico, mas não há compromisso ainda. Para piorar, você ainda se contradiz. No início, você afirma que ele é a pessoa que você sempre quis ao ter ao seu lado, mas depois começa a dar razões pelas quais ele não é essa pessoa. E mais: como você soube da ex? Por ele? Você acha que ele vai falar bem da ex? Eu não sei como você soube que ela está errada, mas você já está santificando seu caso, que nem é seu namorado. Quando um relacionamento termina, não existe apenas um culpado. Entretanto você acha que ela é a errada e ele é o santo.
CRISTIANE – Parece que você tem uma informação sobre a ex que recebeu do seu caso, então, é bem possível que ele ainda esteja casado com essa ex. É bem provável que eles ainda estejam se vendo e você, Franciele, é a outra. Você sabe que é a outra e, por isso, diz que ele é um caso, né? Quando alguém tem um relacionamento com uma pessoa, ela não chama isso de caso, chama de relacionamento, noivado ou namoro. Tudo indica que você é a terceira pessoa ali na vida desse casal. Você é a amante e diz que a mulher dele é a problemática. Mas, se ele está tendo um caso, o que isso diz sobre ele? Ele tem três filhos com ela. Vamos dizer que ela realmente seja uma pessoa difícil. Mas e ele? O fato de você ter um caso com ele diz sobre ele e sobre você também. É incrível como as pessoas falam tanto de critérios. Você diz: “eu sempre quis um homem assim, gosto muito dele”. E provavelmente você acha que tem que se valorizar, é cheia de personalidade, cheia de achismos e cheia de opiniões. Hoje as pessoas estão cheias de muitos argumentos sobre o que é se valorizar, mas não observam as próprias atitudes. Você está em um caso. Eu pergunto: o que isso fala de você? Você está se respeitando? O problema aqui não é a ex. O problema está com você, Franciele. Além disso, tem a questão da diferença de idade: agora está tudo bem, mas daqui a dez anos você vai sentir. Em geral, os casais têm problemas em relação à diferença de idade depois de um tempo de união e não no início.
RENATO – A primeira direção que dou é: não tenha filhos com ele para não complicar ainda mais a situação, tá? Já que você diz que está tendo um caso, isso provavelmente indica que estão dormindo juntos. Quanto à diferença de idade, agora vocês são relativamente jovens, mas, como a Cristiane disse, em algum momento vocês se desencontrarão e isso vai gerar problemas. Nós vemos muitos pontos negativos nesse caso. Para ele, você é capim novo. Desculpe, mas esta é a verdade. Esse homem está querendo se livrar de um problema com a ex dele, o que já é um péssimo sinal. O que ele deveria estar fazendo? Lutando pela família, afinal, ele tem três filhos com ela. Não é só terminar um relacionamento, pois há uma família inteira envolvida nessa história.
CRISTIANE – A partir disso, é possível entender, por exemplo, se essa mulher ligar para ele chateada e cobrar que ele veja os filhos. Qualquer mulher no lugar dela estaria frustrada.
RENATO – Você está se metendo em algo que não vai dar certo. Você está pulando no fundo da piscina sem saber nadar. O que você acha que vai acontecer? Você vai se afogar. Deixe isso para lá, você é muito jovem para estragar sua vida agora.
CRISTIANE – Você falou que é difícil achar quem não tenha filhos. Na sua idade, isso não é verdade, a menos que você esteja procurando pessoas casadas. Mas atenção: se um homem larga a família por você, ele também vai largar você por outra. Pode ter certeza disso.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!