Acolhimento em dia de prova: “Desafiando o Enem” oferece suporte emocional a 50 mil alunos

4ª edição da ação será realizada nos locais do exame em todo Brasil

Imagem de capa - Acolhimento em dia de prova: “Desafiando o Enem” oferece suporte emocional a 50 mil alunos

No domingo (3), cerca de 50 mil alunos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por todo o Brasil receberam acolhimento e apoio emocional. O “Desafiando o Enem” já está em sua quarta edição e, após oferecer meses de aulas gratuitas para jovens de todo o país, ocorreu o momento esperado. Agora, a iniciativa contou com 2 mil voluntários que levaram ações que incluem palavras de confiança e a distribuição de 20 mil garrafas de água.

A Força Jovem Universal (FJU) – por meio do projeto Universitários – promoveu o evento social em frente aos locais de realização da prova, onde teve um espaço repleto de frases motivacionais e um “cantinho da descompressão” e o estudante pôde golpear um boneco inflável. O objetivo foi ajudar a liberar possíveis sentimentos negativos que estivessem enfrentando.

Além disso, aqueles que se sentiram oprimidos e sobrecarregados emocionalmente puderam conversar com voluntários que já passaram por problemas como depressão, ansiedade e automutilação no Cantinho do Desabafo, em parceria com o projeto Help.

“Sabemos que muitos alunos neste período sofrem com o estresse e a preocupação, então nós chegamos para acolhê-los, incentivá-los e motivá-los neste momento de pressão”, explicou o responsável pelo Universitários, Wellison Alves.

Na abertura dos portões, todos os apoiadores da iniciativa se concentraram na entrada das instituições e levantaram placas com mensagens positivas, estimulando os candidatos que estavam tensos a darem o melhor de si.

Para a voluntária e corretora de imóveis Raiane Dantas, é gratificante ter a oportunidade de “incentivá-los a confiarem em si mesmos, no que estudaram e em suas capacidades. Independentemente do nervosismo, eles podem contar com nosso apoio, atenção e carinho”.

Dedicação ao longo do ano

O Enem possibilita aos estudantes, de acordo com seus resultados, um acesso à bolsa de estudo para o ensino superior. No Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior 2022, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 75,7% dos jovens não foram além da educação básica e 43,4% concluíram o ensino médio. Menos de 25% das pessoas de 18 a 24 anos estão no ensino superior no país.

Com o projeto Universitários, a FJU promove o “Desafiando o Enem” especialmente a fim de conceder à juventude carente do Brasil uma oportunidade de preparação melhor para a avaliação, de forma que tenham mais condições de obter uma bolsa de estudos parcial ou total no ensino superior. Neste ano de 2024, segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de candidatos que fará o exame subiu para 4,3 milhões — um aumento de quase 10%, em relação a 2023.

Felizmente, o esforço do “Desafiando o Enem” começa bem antes do dia da prova. Entre fevereiro e outubro, a iniciativa oferece aulas gratuitas de reforço em nove estados, abordando as disciplinas do Exame. Assim, o acompanhamento dos estudantes ocorre durante todo o ano, com o apoio de voluntários dedicados que investem seu tempo para ajudar os jovens a realizarem seus sonhos.

Atualmente, mais de 10 mil integrantes da FJU estão cursando ou já concluíram o ensino superior. Por sua vez, o Universitários oferece aulas e oficinas que ajudam no desenvolvimento acadêmico da juventude. Além disso, as ações visam motivar os estudantes, mostrando que eles são fortes e capazes e fortalecer a saúde mental, levando em conta a pressão e os desafios enfrentados por quem está prestes a ingressar na faculdade.

 

 

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom