Trump é eleito presidente dos Estados Unidos
Acompanhe o quadro geral das eleições americanas
Nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, o republicano Donald Trump, aos 78 anos, foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos (EUA).
Atualize-se:
- Trump estava disputando o cargo contra Kamala Harris, atual vice-presidente do país, que defende uma pauta mais progressista. Foram registrados 51% dos votos para Trump e 47,5% para Kamala. Agora, Trump se prepara para cumprir o segundo mandato (ele já havia sido eleito presidente, em 2017).
- A vitória foi confirmada quando ele superou Kamala no estado de Wisconsin. Além disso, Trump possui outra vantagem estratégica: o controle sobre o Senado. Figuras importantes de apoio ao republicano estão ocupando cadeiras ali. O cenário revela uma forte guinada dos EUA à direita política, que é conservadora.
- O resultado foi acompanhado por Trump e seus apoiadores em West Palm Beach, na Flórida, local onde ele vota. Mas, antes, ele havia passado por Michigan para agradecer à população.
- A vitória foi uma grande reviravolta, considerando que Trump foi perseguido politicamente desde que deixou o primeiro mandato e sofreu duas tentativas de assassinato.
- A primeira tentativa ocorreu em Butler, na Pensilvânia, quando um tiro o pegou de raspão na orelha, em um comício. A segunda foi quando um atirador disparou contra Trump em um campo de golfe, na Flórida.
- “Deus salvou minha vida por uma razão: para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza. Vamos seguir essa missão juntos. Essa tarefa não será fácil, mas trarei toda a minha energia e minha alma para conseguir”, disse Trump, durante o discurso da vitória. Ele também enfatizou um pedido de união entre a população ao novo governo.
- Assim, os desafios atuais de Trump estão, sobre tudo, em administrar a polarização política, restaurar as estruturas americanas que perderam parte da sua relevância no cenário interno e internacional e no posicionamento americano frente à geopolítica atual, que passa por grandes conflitos em diversas regiões do planeta.
- Recentemente, uma imagem chamou atenção pelas redes sociais de Donald Trump segurando a “Bíblia Sagrada com Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo“.
-
Reveja a reportagem na íntegra no vídeo abaixo:
Fique de olho:
A importância de se acompanhar as eleições americanas está no fato de que os EUA são uma potência mundial, com a moeda mais forte do planeta. Portanto, as decisões que são tomadas ali influenciam diretamente nos governos dos demais países.