Ação leva amparo social e emocional à casa de recuperação feminina em Guarulhos (SP)
Voluntários distribuíram kits de higiene, lanches e livros
Na noite de terça-feira (5), o programa social Vício Tem Cura (VTC) – que atua em favor de dependentes químicos e familiares – visitou a clínica de recuperação feminina, Instituto Rosa de Saron, localizada em Guarulhos (SP). A ação, que beneficiou 40 pacientes, contou com doações e apoio emocional.
“O trabalho de vocês é de extrema importância para trazer esperança, vida e conscientizar que o vício tem cura sim. Eu só tenho a agradecer mesmo e as meninas gostam muito”, relatou Vladimir Ribeiro, diretor-geral da clínica.
Na ação, foram doados kits de higiene contendo papel higiênico, creme dental, escova de dentes, absorvente e esmaltes. Além disso, também houve a distribuição de lanches e exemplares do livro “O Prazer da Vingança”, do Bispo Edir Macedo.
Com o apoio de 12 voluntários, o programa social buscou abordar, durante a visita, a importância do dependente fazer uma desintoxicação da mente e entender a força que possui para conseguir superar as barreiras e vencer o vício. Da mesma forma, a equipe do VTC se dedicou em oferecer suporte emocional e acolhimento às mulheres, que frequentemente, se sentem afastadas de tudo e de todos.
O responsável pela ação, Tiago Viana, explica que a maior realidade das pacientes é no âmbito emocional. “Pensamentos de solidão, sentimentos de abandono pela família e exclusão da sociedade. Algumas não dormem direito, outras até já pensaram em tirar a própria vida, acreditando que para o caso delas não tem mais saída”.
De acordo com um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, 12 pessoas perdem a vida a cada hora devido ao consumo de álcool.
“Ao chegarmos ali elas percebem que não estão esquecidas, se sentem acolhidas e veem que nos importamos com elas. Levamos apoio, força, ensinamentos e uma porta de saída definitiva para os vícios. A recepção delas é algo magnifico, elas transmitem no olhar e no sorriso uma alegria de nos ver ali”, finaliza Tiago.