thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

DANDO UM “RESET” NA VIDA

Imagine se você pudesse trocar seu celular antigo, com a tela trincada e a memória lotada, por um iPhone novinho. O que você estaria disposto a fazer só para tê-lo em mãos? Agora, e se eu te disser que você tem diante de si uma proposta muito melhor?

Quem já não desejou começar do zero e fazer tudo diferente? 

Talvez você diga: “eu estraguei a minha vida. Eu não queria que tivesse me acontecido o que aconteceu”. Preste atenção no que eu vou falar: Deus, sabendo que o ser humano bagunçaria a própria vida, providenciou para ele um caminho: “nascer de novo”.

Jesus falou sobre isso: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (João 3:3).

Neste mundo existem muitos reinos (das drogas, dos crimes, da arte, da política), mas existe o Reino de Deus, que é invisível. Só tem olhos para ver este Reino, quem “nasce de novo”.

E Jesus complementou: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). Agora, Ele falou sobre “entrar”. Então, não é só “ver”. Quem teve o “novo nascimento” passa a ser participante deste Reino.

Porém, a condição é “nascer da água”, que significa “da Palavra de Deus” ou do “batismo nas águas”, que é a atitude da pessoa que se arrepende, quando ela reconhece a sua condição errada. Você pode ir às águas, morrer para a sua velha vida e, quando você se levantar daquelas águas, ter um recomeço. O “batismo nas águas”, instituído pelo próprio Senhor Jesus, é uma espécie de sepultura da velha criatura. Posteriormente, a pessoa busca o Espírito Santo e passa a ter novidade de vida.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João 3:6).

Por fim, esta Palavra nos mostra que é possível recomeçar. Se você estragou a sua vida, perdeu oportunidades (acadêmicas, financeiras ou familiares), viveu o que o mundo te ofereceu e recebeu dor, há até uma voz na sua cabeça: “acaba com tudo, não tem mais jeito”, ao pegar esta vida e entregá-la para Deus, você pode “nascer de novo”.

Deus não pode decidir por ninguém, o que Ele faz é deixar a porta aberta. Aceite as condições dessa nova vida.

Assista ao vídeo acima e pense sobre esta mensagem.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso