Trump dá os primeiros passos na geopolítica
Presidente eleito começa mandato no ano que vem, mas já abriu os diálogos
No dia 6 de novembro, Donald Trump foi eleito o atual presidente dos Estados Unidos (EUA). Apesar de tomar posse do cargo apenas em 20 de janeiro do ano que vem, ele já abriu os diálogos na geopolítica.
Oriente Médio:
- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já conversou três vezes com Trump, após as eleições.
- No primeiro mandato de Trump, em 2017, foi possível notar que o governo dele se aproximou muito das questões no Oriente Médio. Inclusive, foi o momento na história em que mais se chegou próximo de um consenso envolvendo as diferenças entre Israel e os países vizinhos.
- Sem dar muitos detalhes, Netanyahu se mostrou positivo com as conversas, apontando que podem surgir oportunidades de paz em Israel e que o Irã precisa ser avaliado.
Rússia e Ucrânia:
- Já na questão envolvendo o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, Trump pode adotar uma postura, incialmente, mais apartidária.
- Por telefone, Trump dialogou com o presidente russo, Vladimir Putin, e com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
- Trump já havia enfatizado o seu interesse em chegar a uma conclusão com relação à guerra envolvendo os dois países, na sua campanha eleitoral.
- Igualmente, Putin se posicionou aberto à conversa com Trump, após as eleições.
Fique de olho:
Como apontamos anteriormente, os Estados Unidos influenciam o “tom” do mundo, por serem uma potência bélica e financeira. A partir de janeiro, o cenário internacional poderá mudar fortemente.