Você é um bon vivant de araque ou é um homem de verdade?

Saiba o que você precisa fazer para suportar o ônus da vida e ter o bônus que merece

Imagem de capa - Você é um bon vivant de araque ou é um homem de verdade?

Tem homem por aí que, como se diz correntemente, não quer nada com nada. Ou quase isso: na verdade, muitos querem receber tudo nas mãos sem ter que fazer nenhum esforço e esperam que as bênçãos caiam do céu sem que tenham que mover uma palha sequer. Existem aqueles que, além de cruzarem os braços para tudo, vivem reclamando que a vida não está fácil, que as responsabilidades de um homem, como as contas a pagar, são pesadas demais, que o emprego suga suas forças e que a ascensão na carreira nunca chega – só que, como dito anteriormente, eles não fazem nada para atingir esse objetivo.

Há um termo francês que nos ajuda a entender a situação: bon vivant, que significa “viver bem” e refere-se a quem adora desfrutar dos prazeres da vida sem ter que se preocupar com o dia de amanhã, pois é respaldado por alguém que o banca. Muitos homens, atualmente, vivem “escorados” na família, são bancados pelos pais ou, (pasmem!) até pela esposa. Cá entre nós, é uma postura inaceitável que não condiz com a que um homem de verdade deve ter.

As raízes desse problema podem ser variadas. Há homens preguiçosos que não entendem que a busca por uma vida melhor depende basicamente de como é a sua postura no dia a dia. Há outros que são imaturos e não percebem que estão deixando as pessoas à sua volta resolverem problemas que são de sua responsabilidade. Talvez a criação que tiveram contribua para que ajam dessa forma, mas isso não funciona como justificativa se o homem quiser mudar. E aí está o problema: muitos não querem mudar.

A grande comodidade em receber tudo nas mãos e ser atendido por quem se compadece de sua situação, já que muitos se fazem de vítima e vivem pedindo ajuda, também os faz ficarem estagnados. Mas até essas benesses têm fim: uma hora os pais falecem, os amigos se afastam ou a esposa cansa de ser a empregada particular do marido bon vivant e a fonte finalmente seca. Somente aí é que esse homem começa a se mexer, momento que pode ser tarde demais para buscar trabalho, estudar e crescer como pessoa.

Antes que isso aconteça e até para que você não vire um bon vivant de araque, fique atento ao que a Bíblia fala em relação à postura de um homem de verdade: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens” (Colossenses 3.23). O conselho é para todos, inclusive para os que afirmam que não têm força para fazer nada ou que não sabem como realizar algo. Ao elevar o pensamento a Deus e fazer uma Aliança com Ele, cria-se um elo que ajudará você a evoluir à medida que for trilhando o seu caminho e a suportar o ônus da vida e receber o bônus que você merece por ser um homem de verdade.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Fotos: Tawanlubfah e Prostock-Studio/GettyImages